Banner
Você está aqui: Home

Carreira de defensor público é destaque durante palestra em faculdade de Direito

E-mail Imprimir

Defensor público Fábio Roberto dos Santos palestra aos calouros do curso de Direito. O defensor público Fábio Roberto dos Santos falou sobre a Defensoria Pública e a carreira de defensor público para os calouros da Faculdade Uniron/shopping na noite desta segunda-feira, 20. O defensor também falou de planejamento de carreira e método de estudo.

Fábio Roberto iniciou sua fala pontuando que para ser defensor público tem que ter paixão pela carreira e amor ao próximo. Destacou ainda a importância da Defensoria pública. “É uma carreira com assento constitucional prevista no artigo 5º, inciso 74 e no artigo 134, ou seja, é direito fundamental, o qual garante que todas as pessoas que não tem como pagar um advogado tenha um defensor público disponibilizado pelo Estado”, explicou.

Segundo ele, o papel do defensor público é o de oferecer ao cidadão a assistência integral jurídica e gratuita. “Assistência jurídica, e não apenas judiciária. Ser defensor público não é ser apenas defensor de processo; o defensor público tem uma função, que eu considero a mais nobre, qual seja: a educação em Direito, que está ligado à cidadania emancipatória. Ser defensor é buscar a formação cidadã de todos nós. É ser, portanto, um agente político de transformação social”.

Ainda sobre a Defensoria Pública, Fábio dos Santos aproveitou para mostrar trecho aos calouros de um vídeo em Direito, em que Amilton Bueno de carvalho fala sobre a missão do defensor público no III Seminário dos Defensores Públicos de Rondônia, ocorrido em 2014. Assista ao vídeo. “O doutrinador Amilton Bueno é um desembargador aposentado gaúcho e um dos referenciais teóricos do direito crítico com responsabilidade social”, comenta Fábio dos Santos.

“Percebam que na fala dele há uma inquietude latente de um processo ou de um sistema que precisa olhar pra ele com uma análise crítica e absurdamente social. Vocês entrem na faculdade e se mantenham apaixonados pelo Direito. Acreditem nele”, finaliza.

Estudo para o sucesso

Na segunda parte da palestra, o defensor público direcionou sua fala sobre estratégias para planejar uma carreira com responsabilidade social e como alcançar o objetivo de se tornar um profissional com sucesso na carreira jurídica. “Planejamento, disciplina, motivação, inteligência emocional, responsabilidade social e humildade. Lembrem-se que vocês são responsáveis pelo sucesso que almejam. Um dia eu já estive aí, como acadêmico de Direito, e não faz muito tempo”.

Esteve presente também no evento, a coordenadora do curso de Direito, Giselle Gadotti, representando a Diretora Geral da Uniron, Doutora Nelice Batistelli; A professora Carolina Montai discorreu sobre a Ética do estudante; O professor e procurador do Estado Pedro Simões descreveu sua atuação na Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Joomlart