Banner
Você está aqui: Home

Rolim de Moura: DPE-RO realiza mutirão de atendimento em presídio

E-mail Imprimir

Foram atendidos os 217 custodiados, entre homens e mulheres, da Casa Penintenciária Regional de Rolim de Moura.No último dia 9 de maio, terça-feira, a Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO), por meio do Núcleo de Rolim de Moura, realizou um mutirão de atendimento às mulheres e aos homens em situação de custódia da Penitenciária Regional do município.

“A equipe composta por assessores, estagiários e voluntários foi divida em quatro grupos para melhor atender às 217 pessoas presas do regime fechado”, explica a Defensora Pública Maria Cecília Schimdt, coordenadora do Núcleo de Rolim de Moura e do mutirão de atendimentos.

Segundo ela, a função do primeiro grupo foi de realizar uma triagem sobre o tipo de atendimento que o custodiado necessitava receber, direcionando-o aos grupos posteriores. O segundo grupo, por sua vez, recebia reclamações gerais sobre da administração prisional, como questões relativas à comida, às visitas e à estrutura do prédio.

O terceiro grupo realizava atendimentos cíveis como questões relativas ao direito familiar e previdenciário e ao auxílio-reclusão. As questões criminais eram de responsabilidade do quarto grupo. Em 99% dos casos, eram dúvidas acerca da execução da pena.

Resultados

Maria Cecília informa que os casos urgentes já estão sendo analisados por ela e pela assessoria, e que algumas pessoas presas já tiveram seus direitos cumpridos. “Já realizamos o levantamento de 90% dos casos urgentes, que envolvem custodiados com os benefícios vencidos ou a pena integralmente cumprida. As informações estão sendo repassadas ao judiciário, o que já ocasionou algumas solturas nessa quinta-feira. Vamos ter mais em decorrência do mutirão, entre hoje e segunda-feira”, explica.

Conforme mencionado pela Defensora Pública, os casos não urgentes serão respondidos no prazo de 30 a 60 dias. Os apenados do regime semiaberto serão atendidos pela DPE-RO em um novo mutirão, na próxima semana.

A equipe adentrando ao presídio.

Equipe coordenada por Maria Cecília Shcimdt reuniu assessores, estagiários e voluntários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joomlart