Banner
Você está aqui: Home

Porto Velho: DPE-RO realiza atendimentos a moradores da Vila Tupi

E-mail Imprimir

A dona de casa Socorro dos Santos sendo atendida pela Defensora Pública Rithyelle Bissi.A Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO) atendeu aos moradores da Vila Tupi neste sábado, 13, no âmbito do projeto Castanheiras, realizado na Escola Estadual Padre Mário Castagna, pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) e Faculdade Metropolitana. Atendendo ao público e prestando informações, estavam a Defensora Pública Rithyelle Bissi e a analista jurídica Mariana Borges.

Uma das atendidas foi a dona de casa Socorro Santos de 62 anos, que se deslocou de Manaus a Porto Velho, apenas para garantir o cumprimento dos seus direitos em relação à venda de um imóvel pelo seu padrasto. “Minha mãe e meu irmão já faleceram, só sobrou eu. Após a morte dela, meu padrasto vendeu a casa onde moravam e mudou-se para Guajará-Mirim”, explica.

Cartilhas sobre violência doméstica são distribuídas no evento.Socorro, que precisa fazer uma operação delicada no valor de 3.500 reais, recebeu a orientação da Defensora Pública sobre qual a documentação necessária para ser atendida no Núcleo da Cidadania, no Tudo Aqui. “Vou ingressar sim com uma ação na Defensoria Pública, pois é meu direito receber a parte que me cabe da venda do imóvel”, finaliza.

Além dos atendimentos, a Defensoria Pública panfletou sobre violência doméstica, durante uma palestra do curso de Serviço Social da Fimca, que apresentava os diferentes tipos de violência para jovens da Vila Tupi. Foram distribuídas aos presentes cartilhas da DPE-RO sobre o assunto.

Projeto une serviço social com extensão universitária

Coordenador do curso de Ciências Contábeis João Machado.Como explica o Coordenador do curso de Ciências Contábeis da FIMCA, João Marcos Machado, o projeto Castanheiras é mais do que uma ação social, pois leva os alunos dos cursos superiores da instituição a prestarem serviços gratuitos à comunidade, de acordo com a sua área de conhecimento e com o que aprendem na sala de aula.

“Durante o evento, os alunos de cada curso são divididos em equipes. Todos os 32 cursos da faculdade participam”, relata João. “Além disso, o nosso grupo, que une Administração, Gestão Hospitalar e Ciências Contábeis, está realizando a elaboração de currículos vitae e uma pesquisa de empregabilidade na região da Vila Tupi”.

Crianças assistem ao Teatro de Bonecos durante o evento.Além da assistência jurídica e gratuita prestada pela DPE-RO, o evento contou com serviços estéticos, odontológicos, médicos, além, de informações sobre manejo e cultivo, e doação de mudas de variadas plantas, pelos cursos de Arquitetura, Biologia, Agronomia e Zootecnia.

Ao final do evento, foram sorteadas cestas básicas e as crianças se reuniram para assistir ao teatro de bonecos e realizar números de dança, que foram ensaiados com os profissionais da Educação Física.

Joomlart