Banner
Você está aqui: Home

Ji-Paraná: DPE-RO integra campanha contra abuso sexual de crianças e adolescentes

E-mail Imprimir

O Defensor Público Gilberto Campelo (canto esquerdo) participa da reunião. A Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO), por meio do Núcleo da comarca de Ji-Paraná, participou essa semana da campanha “Faça Bonito”, em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia 18 de maio, quinta-feira.

O Defensor Público Gilberto Campelo esteve presente na abertura da campanha, dia 15, segunda-feira, em uma reunião com os representantes da rede de proteção da infância e juventude, no gabinete do prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires.

“O evento é importante para o fortalecimento da rede de proteção da infância e juventude, para que dessa forma busquemos evitar o abuso sexual de crianças e adolescentes”, disse o Defensor Público durante a reunião, presentando, na ocasião, a Defensoria Pública, que integra a rede junto do Ministério Público, da Secretária de Assistência Social, dos Centros de Referência em Assistência Social (CReas e Cras), do Conselho Tutelar e da Polícia Civil.

No dia seguinte, terça, 16, houve um “Pit Stop” na Avenida Marechal Rondon, no centro de Ji-Paraná, com a participação de alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e da Escola Estadual Rio Urupá.

18 de maio

A motivação para a instituição do dia 18 de maio foi um crime bárbaro, ocorrido em 1973. “Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos”, trecho da história no site do Faça Bonito.

Por esse motivo em 1998, foi instituído, pela Lei nº 9970, o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, projeto de autoria da Deputada Federal Rita Camata, presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional.

Desde então, o Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual de crianças e Adolescentes desenvolve o projeto Faça Bonito que prevê a realização de atividades de conscientização sobre o abuso sexual infantojuvenil em cidades de todo o Brasil.

 

Joomlart