Banner
Você está aqui: Home

Representante da Secretaria Nacional da Juventude apresenta Programa ID Jovem à DPE-RO

E-mail Imprimir

Da E para a D: Representante da SNJ, Queiróz Júnior; Defensor Público-Geral Marcus Edson de Lima e Coordenadora da Juventude de Rondônia Liliana Beleza.Você sabe o que é o programa ID Jovem?

Nesta quarta-feira, 19, o programa foi apresentado ao Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, em seu gabinete, pelo representante da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Queiróz Júnior, acompanhado da Coordenadora da Juventude do Estado de Rondônia, Liliana Beleza, representado a Superintendência Estadual da Juventude, do Esporte e do Lazer.

“O ID Jovem nada mais é do que um documento que comprova a condição do jovem de baixa renda para acesso a benefícios, que incluem, por exemplo, vagas gratuitas em ônibus interestaduais e direito à meia entrada em eventos”, explicou Queiróz Júnior ao Defensor Público-Geral.

Queiróz ainda explica que o programa é vinculado à Presidência da República e destinado a jovens de 15 a 29 anos que pertençam a famílias com renda de até dois salários mínimos, estejam inscritos nos Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que deve estar atualizado há pelo menos 24 meses. Veja como se cadastrar ao CadÚnico.

DPE-RO vai fiscalizar o programa

Durante o encontro, o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, afirmou que a Defensoria Pública de Rondônia realizará atentamente a fiscalização do cumprimento do programa no Estado, inclusive expedindo recomendações e colocando-se à disposição da população, em casos de violação das normas. “Trabalharemos na difusão e conscientização do direito, bem como em sua reparação, caso seja violado. ”

Quais são os benefícios do ID Jovem?

Queiróz Júnior explica que o ID Jovem proporciona aos jovens os seguintes benefícios:

• Direito à meia entrada, que é o pagamento da etade do preço (50%) do ingresso cobrado para a venda ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos;

• Reserva de duas vagas gratuitas em cada ônibus, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas

• Emissão Gratuita da Carteira de Identificação Estudantil aos jovens de baixa renda

Como emitir?

É possível emitir o ID Jovem pelo site da Caixa Econômica Federal, ou baixando o aplicativo "ID Jovem" no seu smartphone gratuitamente pelas lojas virtuais Google Play, Aple Store e Windowns Store.

“Para ambas as plataformas, o usuário deve preencher um formulário com o seu Número de Identificação Social (NIS), seu nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe. Aceitar os termos de uso, salvar e imprimir seu cartão virtual. No caso de smartphone não é necessário imprimir”, explica Queiróz Galvão.

Joomlart