Banner
Você está aqui: Home

Cacoal: DPE-RO promove reunião entre Secretária Municipal de Saúde e Asilo São Camilo

E-mail Imprimir

A Defensoria Pública de Rondônia continua atuando na defesa dos direitos e do bem-estar das pessoas que vivem na Casa de Acolhida e Asilo São Camilo em Cacoal.

Além das doações de cestas-básicas e dos atendimentos realizados, nos dias 18 e 19 de outubro (relembre), aos moradores do São Camilo, a DPE-RO também promoveu uma reunião entre a Secretária Municipal de Saúde, a Procuradoria do Município e direção da Casa de Acolhida no último dia 26 (quinta-feira).

“Após a nossa visita inicial, realizamos o levantamento de diversas demandas da instituição, desde de recursos como medicamentos não disponíveis na rede pública, capacitação da equipe, encaminhamento de protocolos, até materiais básicos como kits de curativos e fraldas geriátricas”, explicou o Defensor Público Roberson Bertone.

Segundo o Defensor Público, atualmente a instituição conta com 82 pessoas, sobretudo idosas e idosos abandonados pelas famílias, e muitos deles acamados.

Análise identificou as principais demandas da casa de acolhimento.“A reunião foi no sentido de buscar uma aproximação entre a Secretaria Municipal de Saúde e a São Camilo, no intuito de identificar o que a Secretaria pode atender de imediato, administrativamente, sem necessidade de judicialização”, afirma Roberson Bertone. “Entraremos com ação, apenas no que for necessário”, explica.

Além da equipe da Defensoria Pública de Rondônia, participaram também da reunião, o Procurador do Município Caio Raphael Ramalho Veche e Silva, a Secretaria Municipal de Saúde Joelma Sesana e a representante da 2ª Gerência Regional de Saúde Galdina Secco.

Casa de Acolhida São Camilo agradece à Defensoria

Contatada pela nossa equipe, a Diretora da Casa de Acolhida e Asilo São Camilo, Santa Selma Rodrigues Coitinho explicou a importância da ação da Defensoria Pública de Rondônia para a instituição. “Elevamos os nossos agradecimentos à equipe da Defensoria Pública que esteve aqui e fez uma visita maravilhosa e um levantamento minucioso, no qual detectaram, junto à equipe técnica da instituição, as necessidades prioritárias, que estavam pendentes a muito tempo”, explica.

“Eram consultas, exames, que estavam com pendências de muitos meses. Com a intervenção e parceria da Defensoria Pública, a equipe conseguiu solucionar muitos problemas em favor da casa de Acolhida São Camilo”.

“Queremos mais uma vez agradecer, pois os beneficiados dessa ação são os nossos acolhidos, 83 pessoas que foram beneficiadas com essa parceria maravilhosa”, agradece Santa Selma.

Joomlart