.
Banner
Você está aqui: Home

Em noite de festa, DPE-RO recebe comenda de Honra ao Mérito Marechal Rondon

E-mail Imprimir

Uma insígnia que denota a importância da existência e da atuação da instituição Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO) para o desenvolvimento do Estado e de sua população.

Esta é a Comenda de Honra ao Mérito Marechal Rondon, que foi entregue ao Subdefensor Público-Geral de Rondônia, Hans Lucas Immich, representando o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima e a DPE-RO, na noite desta segunda-feira, 26, pelo Governador do Estado de Rondônia Confúcio Moura, acompanhado do Secretário de Estado Chefe da Casa-Civil Emerson da Silva Castro. A Defensoria Pública de Rondônia foi a única instituição homenageada da noite e a primeira a receber a medalha no grau de Cavaleiro.

“Receber tamanha honraria é a prova máxima do reconhecimento que o Estado tem do papel essencial da Defensoria Pública de Rondônia, tanto na defesa dos direitos dos mais necessitados, como no pleno exercício de suas funções constitucionais e de outras atividades desenvolvidas para a promoção da cidadania da população carente”, afirmou o Subdefensor Público-Geral, Hans Lucas Immich sobre a entrega da medalha.

O Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, que estava em Brasília participando da reunião do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) ressaltou que esta é uma homenagem das mais importantes da história da Defensoria Pública do Estado de Rondônia.

“Agradeço ao Governo do Estado, bem como ao Conselho de Comenda Marechal Rondon, pelo reconhecimento do trabalho que realizamos em prol da população carente do nosso Estado. Dedicamos a medalha não só a todos os Defensores Públicos do Estado de Rondônia, mas também a todos os nossos assistidos, cidadãos rondonienses aos quais temos o orgulho de realizar a defesa dos direitos e a orientação jurídica e gratuita”, afirma Marcus Edson de Lima.

Cerimônia diversa

A entrega da Medalha foi precedida pela execução de um número musical ao violino, do Hino Nacional Brasileiro pela Escola de Música Villa-Lobos, e de uma explanação sobre quem foi o militar e sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, seu histórico e sua importância para a criação e estabelecimento do Estado de Rondônia, pelo professor e historiador Aleks Palitot.

Governador Confúcio Moura discursa aos presentes.

“Assim como Marechal Rondon, os homenageados aqui da noite resolveram ser atores da própria história. São assim como os destemidos pioneiros de Rondônia, ao qual o Hino Céus de Rondônia faz clara referência”, exclamou.

Além da Defensoria Pública de Rondônia, foram homenageadas 29 personalidades que exerceram e/ou exercem variadas funções de destaque para o desenvolvimento do Estado de Rondônia. Veja os nomes no último parágrafo.

Ao final da cerimônia, o Governador Confúcio Moura, Grão-Mestre do Conselho da Comenda Marechal Rondon, discursou aos presentes emocionado. “Agradeço pela oportunidade de governador Rondônia e, num dos últimos gestos no cargo, poder homenagear instituições e pessoas honestas”.

Todos os homenageados

Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Márcio Antônio Félix Ribeiro, Francisco Chagas da Silva, Antônio Luiz Campanari, Áureo Soares Leite, Etel de Souza Júnior, Elizabete Matia de Siqueira, Guiomar Machado Mesquita, Iran Sandra Marcelino da Silva, Irany de Oliveira Lima Morais, Jair Rangel de Souza, Jean de Brito Araújo, José Eduardo Leal de Oliveira, José Luiz de Souza Filho, José Monteiro Silva de Souza, Lourival dos Santos Vieira, Manoel Marcelo Régis Batista, Maria Angélica Ayres Henrique, Maria do Carmo Medeiros Rivero, Mariano Ferreira da Silva, Mário Jorge Sousa de Oliveira, Miguel Souza da Silva, Milton Pereira da Silva, Nivaldo Cidade de Brito, Ovídio Pedro Ribeiro, Raimundo Lima, Raniery Araújo Coelho, Samuel Moisés Castiel, Sebastião Alves de Queiroz e Walter de Oliveira Bariani.

Defensores Públicos prestigiaram a entrega da Medalha ao Subdefensor Público-Geral Hans Lucas Immich. Na foto Corregedora-Auxiliar Maryllia Reis; Corregedor-Geral Antônio Fontoura; Defensor Público Fábio Roberto; e Presidenta da Amdepro, Defensora Pública Silmara Borghelot.

Joomlart