.
Banner
Você está aqui: Home

Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser: inspirada em sua mãe, servidora lidera Núcleo Maria da Penha

E-mail Imprimir

Valorização, reconhecimento e respeito, esses são os ideais da campanha “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser!”, realizada pela Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8).

O número de mulheres que integram o quadro funcional da DPE-RO chega próximo de 300, o que remete a 60% de figuras femininas que se destacam ao desempenhar funções de gestão, liderar grandes equipes e tomar importantes decisões para o desenvolvimento da instituição.

A Assessoria de Comunicação da Defensoria fez uma série de entrevistas para descobrir o que as movem, quais são suas principais inspirações e qual a percepção de cada mulher ao desempenhar o exercício da profissão, assim como também seus desafios.

Quer entender por que essas mulheres conquistaram posições de destaque e descobrir o que significa para elas ocupar um cargo de gestão? Então, conheça na entrevista de hoje, a história repleta de motivação da servidora responsável pelo atendimento do Núcleo Maria da Penha da DPE-RO, Shase Costa.

No ensino médio, uma revolta com uma situação envolvendo questões eleitorais foi o ponto crucial para Shase Costa direcionar sua vida profissional ao Direito.

Formada na área há 2 anos, a servidora trilhou seu caminho pela assessoria jurídica da Defensoria Pública de Rondônia desde o início da sua graduação. Anos após, com a formação no ensino superior oficializada, dedicou a vida ao amparo à mulher, buscando fazer a diferença, sem deixar de dar o apoio humanizado ao homem também.

A luta pelas mulheres começou inspirada em sua mãe

Shase Costa conta que sua maior motivação para desbravar as fronteiras profissionais foi baseada na trajetória da sua mãe, que, apesar de vir de família humilde, com baixos recursos financeiros, nunca se resignou com essa condição, nunca deixou de lutar para conquistar seu espaço. “Minha mãe sonhava em estudar, não importava o que fosse, mas esse era o sonho dela. E com esforço e muito trabalho ela atingiu esse sonho”, conta a servidora.

Andréa Costa, mãe de Shase, determinou que nenhum obstáculo iria interferir em seu objetivo de se estruturar financeiramente, constituir família, ter formação no ensino superior. Hoje, é graduada em Letras-Inglês, Doutora em Literatura pela Universidade Estadual de São Paulo e atua como professora na Universidade Federal de Rondônia (Unir).

“Ela é um orgulho para mim e para toda a família. Minha mãe hoje é professora na Unir, mas os estudos, a dedicação e o aperfeiçoamento não param nunca. Percebo que é lembrada com carinho e admiração por muitos alunos, que realmente têm nela verdadeira inspiração. A minha mãe foi uma pessoa que revolucionou a própria vida por meio do seu esforço, estudo e dedicação”, declarou emocionada.

Atuação no Núcleo Maria da Penha

No Núcleo Maria da Penha, a servidora Shase Costa presta um atendimento continuado, de forma a acompanhar, sempre que possível, o progresso e evolução da mulher após o rompimento dos relacionamentos abusivos.

“Toda mulher tem potencial para chegar aonde deseja e transformar a realidade ao seu redor. O segredo, como para qualquer outra pessoa, é a dedicação e persistência.”

Segundo Shase, ela sempre carrega em mente, o lema de uma assistente social que trabalhou na Defensoria Pública, chamada Luzia Aparecida de Oliveira Lima, que, infelizmente, veio a falecer ano passado, mas deixou seu legado: O Núcleo Maria da Penha é a casa das mulheres.

Além das figuras femininas já apresentadas, Shase Costa destaca ainda seu ponto de vista sobre a brilhante atuação da Defensora Pública Rithyelle de Medeiros Bissi, na qual se inspira para desenvolver seu papel na DPE-RO. “Estagiei cerca de 3 meses com a Defensora Rithyelle e pude ver o quanto ela é competente no que faz, a imparcialidade que ela aplica ao trabalho, é realmente motivador”, comenta.

E, assim, na defesa dos direitos das mulheres, Shase Costa tem se destacado, por fazer mais que sua singela função e estender sua dedicação às mulheres que mais precisam do seu apoio, com um olhar singular e delicado.

A Defensoria Pública de Rondônia deseja a todas as mulheres um Feliz Dia da Mulher!

 

Joomlart