Banner
Você está aqui: Home

Jaru: Defensoria e órgãos parceiros solicitam implantação de delegacia da mulher

E-mail Imprimir

Em apoio à iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), o Núcleo de Jaru da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), coordenado pelo defensor público Lucas do Couto, junto ao Ministério Público Estadual (MP), solicitaram a implantação de delegacia especializada de atendimento à mulher. A finalidade é de fomentar políticas publicas que priorizam as mulheres, para garantir a igualdade de oportunidade e de direitos.

A ação, formada em decisão colegiada do Comdim, que solicita a instalação de uma Delegacia Especializada em Defesa da Mulher, bem como a humanização do atendimento a vítimas de violência doméstica no âmbito de Jaru e região, foi protocolada com o delegado regional Renato Batistela e delegado plantonista Dr. José Valney Calixto, por meio do ofício nº 041/COMDIM/2018, na Unidade integrada de Segurança Pública (Unisp).

O Comdim é presidido por sua presidente Luzia Abadias, também conhecida por Sol De Verão; também composto pela vice-presidente Ciderli Santana; pelas conselheiras Cleonir Sobreira, Gislene De Laparte Neves, Nivea Laressa, Elenice Onezorg e Leni Oliveira; e conta com apoio da DPE de Jaru, por meio do Defensor Público Lucas do Couto, e do Promotor de Justiça Fábio Casaril.

Para Lucas do Couto, o pedido baseia-se na necessidade em suprir a demanda quanto aos casos de violência contra as mulheres. “A Defensoria vêm dando a sua contribuição para que rompam o silêncio e o círculo vicioso que envolve mulheres vítimas de violência. Nosso intuito é de conquistar não só um espaço físico adequado, mas também a solidariedade, a compreensão e a certeza de que seu direito à integridade física e moral tem amparo não somente nas leis, mas nas profissionais das Delegacias da Mulher”, conclui Lucas do Couto.

Joomlart