.
Banner
Você está aqui: Home

Sábado foi de conciliação para os assistidos da Defensoria Pública de Rondônia

E-mail Imprimir

Um mutirão de conciliações foi realizado simultaneamente em oito municípios do Estado de Rondônia: Ariquemes, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena.

Clique aqui e veja a cobertura audiovisual da ação.

Este foi o projeto Vamos Conciliar, organizado pela Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), promovido nos Núcleos da instituição nas respectivas Comarcas, que aconteceu no último sábado, 5, das 7h30 às 12h30, resultando em 128 acordos entre as partes que procuraram a ajuda da instituição.

O número de acordos representa quase 90% de todas as audiências realizadas no sábado: 144. Em alguns municípios como Jaru, Machadinho, Pimenta Bueno e Rolim de Moura o aproveitamento foi de 100 %, ou seja, todas as audiências resultaram em acordos. Um nono Núcleo, o de Santa Luzia do Oeste, também participou do projeto, mas na sexta-feira, alcançando também 100% de aproveitamento nas audiências realizadas.

“Em todos os Núcleos tivemos o máximo de aproveitamento nas audiências de conciliação realizadas. Com isso, percebemos a efetividade do projeto, pois as partes saem satisfeitas com o resultado alcançado. Realmente a melhor forma de resolver um conflito é por meio da conciliação”, explica a Defensora Pública Morgana de Carvalho do Posto de Atendimento da DPE-RO na Zona Leste.

O Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, salientou a importância de estender o projeto às diversas Comarcas do Estado. “Levando o projeto para mais municípios, a Defensoria abriu a possibilidade dos assistidos resolverem seus problemas extrajudicialmente sem ter que se deslocar à capital. Assim, estabelecemos uma maior paz social, bem como também evitamos demandas judiciais, pois uma de nossas metas é colaborar com o desafogamento do judiciário. A próxima meta é realizar em todo o Estado!”, conclui.

Joomlart