Banner
Você está aqui: Home

Defensoria Pública, Amdepro e Sesdec se reúnem para tratar de Termo de Cooperação

E-mail Imprimir

Nesta quarta-feira, 09, o Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Edson de Lima, acompanhado do Subdefensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, e da Presidenta da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro), Silmara Borghelot, reuniu-se com o Secretário Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, Ronimar Vargas Jobim, para tratar da assinatura de um Termo de Cooperação entre Defensoria Pública de Rondônia Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

O Termo de Cooperação refere-se a uma parceria entre as instituições para a realização de um mutirão de atendimentos no âmbito da Campanha Nacional “Defensoras e Defensores Públicos pelo direito à documentação pessoal”, lançada neste mês de maio pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) em parceria com o Conselho Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege).

“Estamos pensando em realizar uma ação social de atendimento à população no próximo dia 09 de junho, tal qual as que são realizadas rotineiramente pela DPE-RO, porém agora contando com a presença de uma equipe da Sesdec para também oferecer aos assistidos a possibilidade da emissão da carteira de identidade durante o evento”, explica o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima.

Segundo a Presidenta da Amdepro, Silmara Borghelot, esta possibilidade ratifica o mote da Campanha Nacional dos Defensores Públicos de 2018, cujo objetivo principal é mostrar à sociedade que a Defensoria Pública pode ajudar o cidadão a obter e/ou retificar a documentação básica.

Evento Piloto

De acordo com o decidido na reunião, o evento de atendimento funcionará como um acontecimento piloto, uma vez que o plano é repetir esta ação futuramente, inclusive pelo interior do Estado de Rondônia. Para tanto os atendimentos acontecerão na unidade móvel da DPE-RO, por meio do projeto Defensoria em Movimento. A Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia, em conjunto com a Defensoria Pública, realizará tais eventos ao longo de todo o ano de 2018.

O Secretário de Estado Ronimar Jobim manifestou-se positivo à parceria com a Defensoria Pública a Amdepro para a assinatura do Termo de Cooperação. “Nós apoiamos sim esta ação, pois quando a gente pensa e executa um plano em conjunto, sempre acabamos nos ajudando e melhorando a entrega do nosso serviço à população”, afirmou o Secretário.

Participaram também da reunião o Secretário-Adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania, Samir Fouad Abboud, e o Diretor Executivo da Sesdec, Thiago Raphael Campos da Silva.

Da Esquerda para a Direita: Subdefensor Público-Geral, Hans Lucas immich; Secretário-adjunto Samir Fouad (Sesdec); Presidenta da Amdepro, Silmara Borghelot; Secretário Ronimar Jobim (Sesdec); Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima; Diretor executivo Thiago da Silva (Sesdec).

Joomlart