.
Banner
Você está aqui: Home

Em Colorado, Defensoria Pública atua em prol de pessoas em situação de rua

E-mail Imprimir

Em Colorado do Oeste, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) está atuando em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Colorado do Oeste (Creas) em favor da inclusão social das pessoas do município que estão em situação de rua.

Neste sentido, a Defensora Pública Flávia Albaine, coordenadora do Núcleo da DPE no local, realizou uma reunião com o psicólogo e a assistente social do Creas para estabelecer um Plano de Atuações Estratégicas, com base no Protocolo de Atuação em Favor das Pessoas em Situação de Rua, elaborado pelo Conselho Nacional dos Defensores Públicos, e também com base nos conhecimentos da psicologia social e da assistência social.

A partir disso, na terça-feira (10) colocaram em prática as ações planejadas, a iniciar com a elaboração de um estudo social de cada morador de rua abordado, traçando metas individuais de inclusão social dessas pessoas, buscando reestruturar os seus núcleos familiares e fazer os encaminhamentos para os órgãos de rede.

A Defensora Pública comenta que o principal fator detectado como motivo para se procurar a rua foi o alcoolismo. “Fomos in loco conversar com esses moradores de rua, para escutar as suas histórias e entender os motivos que o levaram até lá. Também houve distribuição de mantimentos e solicitação de atendimento médico para os que precisavam”, afirma.

“Também estamos planejando a realização de rodas de conversas com esses moradores, para que eles possam ser incentivados e acreditar na possibilidade real de reinserção social”, completa Flávia Albaine.

O Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, destaca a importância de somar esforços na luta pela inclusão social. “Com consciência e diálogo, encontraremos medidas que resultem em um futuro melhor para os grupos vulneráveis. Esse é mais um projeto em que a Defensoria Pública se aproxima cada vez mais da população”, assegura.

Joomlart