.
Banner
Você está aqui: Home

Defensoria Lança Campanha "Banho de Carinho - Atitudes que renovam"

E-mail Imprimir

Já pensou como seria tomar apenas um banho por mês? E às vezes nem isso! Escassez de recursos, violência, invisibilidade, impedimento de ingresso em prédios públicos, violação de direitos fundamentais, essa é a realidade enfrentada por milhares de pessoas que vivem nas ruas. A Defensoria Pública, como promotora dos direitos humanos e agente de transformação social, tem papel fundamental na defesa dos direitos dessas pessoas.

Por isso, nesta sexta-feira, 17, a Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO) lança a Campanha “Banho de Carinho – Atitudes que renovam”, que consiste na arrecadação de produtos de higiene, preferencialmente miniaturas, geralmente oferecidas por hotéis e que são fáceis para os moradores de rua transportarem. A Defensoria Pública montará kits de higiene pessoal que serão repassados para as instituições ou grupos que fazem algum tipo de atendimento com as pessoas em situação de rua.

A Campanha foi criada em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa em situação de rua, celebrado no dia 19 de agosto.

A proposta do “Banho de Carinho” é fortalecer iniciativas que trabalham com pessoas em situação de rua e encaminham grande parte de seus recursos para alimentação, vestuário e cobertores. E dessa forma, levar dignidade a moradores de rua, que muitas vezes são marginalizados devido à aparência.

“Mais uma vez a Defensoria Pública mostra sua aproximação com as realidades sociais e sua missão de transformar a realidade das pessoas. Essa ideia surgiu justamente dessa obrigação que temos, não só de atuação judicial, mas de buscar meios de diminuição desse abismo em que vivem as pessoas em vulnerabilidade.” Disse o Defensor Publico-Geral do Estado de Rondônia, Marcus Edson de Lima.

Identidade Visual

O Defensor Publico-Geral do Estado levou a ideia da campanha até a Assessoria de Comunicação da DPE-RO, que desenvolveu o projeto e a identidade visual.

O projeto surgiu para levar cuidados a quem precisa. Um gesto de carinho capaz de renovar quem faz e quem recebe. Essa foi a ideia que norteou a construção da marca da campanha “Banho de Carinho – Atitudes que renovam”.

“Um banho é capaz de renovar qualquer pessoa, mas no caso dos nossos amigos que moram na rua, um banho significa mais e vai muito além da questão da higiene, o banho dignifica essas pessoas, que muitas vezes são marginalizadas em razão da aparência. Além disso, não é só a pessoa que recebe a doação que é tocada pela boa ação, quem doa, nem que seja um pouco do seu tempo, compartilha do mesmo sentimento de satisfação”, explica a Analista em Publicidade e Propaganda, Apoana Dantas.

Como vai funcionar?

O Projeto-piloto será desenvolvido na sede da Defensoria Pública de Rondônia. Uma caixa será colocada na recepção da sede, onde os doadores farão a entrega dos produtos. Uma equipe de servidores voluntários será formada e ficará responsável pela triagem dos produtos vencidos e em condições de uso. Os produtos serão contabilizados e posteriormente, os que estiverem dentro da data de validade, formarão kits de higiene que serão entregues para as instituições ou grupos que já realizam algum trabalho com pessoas em situação de rua.

Após a implantação do projeto na sede da DPE-RO, os demais núcleos da Defensoria serão convidados a participar da campanha e implantar o mesmo sistema de coleta, ampliando a campanha para todo o Estado.

A intenção é que posteriormente a Campanha ganhe cada vez mais alcance, através de parcerias com outros órgãos públicos e empresas privadas.

Produtos que serão arrecadados

Em miniatura ou amostra grátis:

  • Shampoo
  • Condicionador
  • Hidratante

Em miniatura, amostra grátis ou tamanho regular:

  • Sabonete
  • Barbeador
  • Desodorante
  • Pacotinho de lenço
  • Absorvente
  • Pasta de dente
  • Escova de dente

Interessados já podem realizar as doações, na recepção da sede da Defensoria Pública de Rondônia, localizada em Porto Velho, na Rua Padre Chiquinho, 913, Bairro Pedrinhas.

A DPE-RO conta com a participação de todos!

Joomlart