.
Banner
Você está aqui: Home

Vilhena: Após ação da Defensoria, assistido com grave problema cardíaco realiza cirurgia

E-mail Imprimir

Uma ação da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) conseguiu, no último mês de setembro, que um assistido de Vilhena realizasse um procedimento cirúrgico urgente no estado de São Paulo.

O assistido Gerozino Vieira da Costa encontrava-se há dias internado no Hospital Regional do município de Vilhena, devido a uma cardiopatia que acometeu gravemente as válvulas de seu coração, dificultando o fluxo sanguíneo.

“A filha de seu Gerozino entrou em contato com a gente no dia 24 de setembro, relatando que seu pai necessitava de uma cirurgia para a substituição das válvulas cardíacas. Entretanto, para a realização de tal procedimento, ele teria de ser transportado ao município de São José do Rio Preto (SP), em uma unidade de terapia intensiva aérea”, explica a Defensora Pública Ilcemara Sesquim Lopes, coordenadora do Núcleo da DPE-RO em Vilhena.

Após tentar a resolução do problema por pedidos administrativos, a Defensoria Pública ajuizou uma ação no mesmo dia (24), requerendo o custeio do transporte e da operação do assistido. “Entramos em contato com o Hospital e com as empresas aéreas, que estimaram o valor da remoção e do procedimento em cerca de R$250.000. Realmente, a família não tinha como arcar com as despesas”, explica a Defensora Pública.

Procedimento Realizado

“Apesar da liminar ter sido deferida em favor da Defensoria Pública, a tutela de urgência não foi cumprida pelo estado, que postergou ao máximo o cumprimento da decisão”, explica Ilcemara. Conforme explica, o procedimento foi realizado na rede particular de saúde, após um pedido de sequestro de verba realizado pelo Núcleo.

Procurada pela equipe de comunicação da DPE-RO, a filha de seu Gerozino, Elaine da Costa, confirmou que o pai já está em casa e passa muito bem. “Foi uma luta muito grande, enfrentamos dificuldades no atendimento pelo hospital, mas não deixamos nos abater. Fomos à luta e com o apoio da Defensoria Pública de Rondônia, conseguimos um bom resultado. Agradeço ao apoio de todos, principalmente da Defensora Pública Ilcemara, que foi fundamental para o resultado positivo desta causa”, afirmou Elaine.

 

Joomlart