.
Banner
Você está aqui: Home

DPE-RO participa de II Encontro das Defensoras e Defensores Públicos da Região Norte

E-mail Imprimir

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) participou do II Encontro de Defensoras e Defensores Públicos da Região Norte representada pelo Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Edson de Lima, que compôs a mesa de abertura do evento, nesta quinta-feira, 25.

Marcus Edson, também presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), esteve ao lado do Defensor Público-Geral do Estado do Amazonas, Rafael Barbosa; do Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Desembargador Yedo Simões, do Presidente da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e da presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Amazonas (Adepam), Kanthya Miranda.

“Este encontro, não apenas reúne Defensoras e Defensores Públicos do Norte do país para debater temas de alta relevância para a instituição Defensoria Pública, como também funciona como um espaço de troca de ideias e experiências e de integração entre os representantes de cada Estado”, afirmou o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima.

Palestras

Também se fizeram presentes, no evento, as Defensoras Públicas do Estado de Rondônia Silmara Borghelot, Presidenta da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro) e Morgana Lígia de Carvalho, que palestrou durante o evento sobre o tema “Meios alternativos de solução extrajudicial de conflitos no âmbito familiar e no papel da Defensoria Pública”.

A Defensora Pública apresentou a todos o projeto desenvolvido pela DPE-RO chamado “Vamos Conciliar”, um projeto que realiza mutirões de audiências de conciliação pré-agendadas, com histórico de quase 100% de aproveitamento em todos os locais em que já foram realizados

“É um projeto eficaz, pois as partes saem satisfeitas com o resultado alcançado. Realmente a melhor forma de resolver um conflito é por meio da conciliação”, fala da Defensora Pública durante mutirão realizado em Rondônia. Relembre.

Além da palestra de Morgana, outros temas foram debatidos no evento como: “ A Defensoria Pública e o direito dos povos indígenas: por uma perspectiva decolonial”; “A atuação da Defensoria Pública como custus vunerabilis na esfera criminal”. O encontro terminou nesta sexta-feira, 26.

Joomlart