Pular para conteúdo principal

Assessora da DPE produz vídeo informativo sobre medidas socioeducativas para alertar jovens

Publicado em:

Alertar e informar os adolescentes sobre as medidas socioeducativas através de depoimentos emocionantes de jovens que cumprem pena e de autoridades da área da Justiça, entre elas, a defensora pública Vanilda Contreiras, de Ji – Paraná, é o objetivo do vídeo MSE – medidas sócioeducativas, você sabe o que é? Fique fora dessa, produzido pela  bacharel  em Direito e assessora da Defensoria Pública do Estado (DPE), Ana Cristina de Paula Silva.

“O vídeo serve de alerta para que os jovens não cometam atos infracionais, pois não ficarão impunes, apesar da sociedade e dos próprios adolescentes imaginarem o contrário”, declarou a autora do vídeo. O filme educativo foi apresentado quatro vezes no Curta Amazônia, realizado mês passado no Sesc  – Porto Velho. Inicialmente era para ser exibido apenas uma vez, mas diante da grande aceitação por parte dos professores e dos alunos, foi preciso aumentar o número de apresentações.

Ana Cristina quer fechar parceria com a direção das escolas da capital para utilizar o material na conscientização dos alunos do ensino médio e fundamental da rede pública e privada. Após a apresentação do vídeo, ela esclarece dúvidas e provoca debate entre os estudantes. Para a advogada, está é a melhor forma de mostrar ao jovem o perigo de entrar para o mundo das drogas e de cometer atos infracionais.

“O interessante é que os próprios jovens que dão depoimentos no vídeo se mostram arrependidos dos atos que cometeram e alertam os adolescentes a não seguirem o exemplo deles, dizendo o que já passaram e a dificuldade que enfrentam para sair das drogas e cumprirem as medidas socioeducativas”, destacou. O vídeo começou a ser produzido em 2009, quando Cristina ainda trabalhava no Judiciário, mas só em abril deste ano foi concluído.


Compartilhar