Pular para conteúdo principal

Campanha “Crianças – e Adolescentes – Primeiro!” conquista o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Publicado em:

A Campanha Nacional “Crianças – e adolescentes – Primeiro!” conquistou o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 na categoria Projeto Institucional. A iniciativa foi desenvolvida em 2011, pela ANADEP, em parceria com as associações estaduais, o Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege), as Defensorias Gerais, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e o Governo do Estado do Ceará.

O objetivo da ação, que integra o Plano Nacional de Educação em Direitos da ANADEP, foi promover a cidadania e abolir práticas como trabalho infantil, violência doméstica e outros abusos contra crianças e adolescentes. Por isso, como parte da campanha, a ANADEP firmou parceria inédita com o caricaturista e escritor Ziraldo, que elaborou uma cartilha especial para conscientizar a população sobre os direitos da criança e do adolescente, com a ajuda da Comissão de Criança e Adolescente do Condege, que foi responsável pela coordenação científica da publicação.

“Desde 2009, iniciamos as Campanhas Nacionais para divulgar o Dia Nacional do Defensor Público, unindo as associações de classe e Defensorias Públicas do País sob um mesmo tema e identidade visual. Além disso, comemoramos a data prestando um relevante serviço à população, através de campanhas que duram todo o ano. A categoria foi muito feliz na escolha do tema da criança e do adolescente e a ANADEP recebe com muita satisfação a notícia dessa importante premiação, agradecendo a todos os parceiros”, declarou o presidente da ANADEP, André Castro. 
 
Primeira campanha premiada

A primeira Campanha Nacional desenvolvida pela ANADEP em parceria com as associações estaduais e Defensorias Públicas no ano de 2009, sob o tema “Defensor Público para quem precisa: Justiça para todos”, também recebeu o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2010, na categoria Campanha de Comunicação Institucional, e conquistou o segundo lugar na categoria Projeto Institucional.

Prêmio de Comunicação e Justiça

O objetivo do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que existe desde 2003, é contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços das assessorias de comunicação a partir do destaque das experiências bem sucedidas na área e por meio da valorização das práticas destinadas ao desenvolvimento da cidadania, à democratização das informações institucionais e à inclusão social.

Nesta edição do prêmio, ao todo, foram 20 categorias que contemplaram representantes do Judiciário, do Ministério Público, das Defensorias Públicas, dos Tribunais de Contas, instituições afins, entidades vinculadas ao setor, bem como professores e estudantes. A cerimônia de premiação ocorreu durante o encerramento oficial do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), que este ano foi realizado em Fortaleza, Ceará.

Esse ano, a premiação inaugurou uma maneira diferente de avaliar os trabalhos inscritos, na qual os integrantes da Comissão Julgadora tiveram mais liberdade de escolha dos melhores nomes. Para isso, foi utilizado um novo sistema de avaliação por meio do qual os julgadores receberam os trabalhos através do e-mail e lançaram as notas pela internet. Os vencedores foram escolhidos pelo cálculo automático do total das pontuações.

Conbrascom e FNCJ

O Conbrascom é promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e nasceu a partir do Encontro Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça. O evento conta com edições anuais com debates, painéis e conferências, para estimular o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para esclarecer o cidadão, contribuindo para a democratização das instituições e o acesso à Justiça.

 


Compartilhar