Pular para conteúdo principal

MJ e UNB lançam curso a distância de resolução extrajudicial de conflitos

Publicado em:

Disseminar técnicas de resolução extrajudicial de conflitos e promover o acesso à Justiça a partir da capacitação de mediadores e conciliadores. Esse será o objetivo principal da Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam), que será inaugurada nesta quinta-feira(08).

Um dos passos mais importantes para o funcionamento da Enam foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica ocorrido no último dia 20-10, entre o Ministério da Justiça e a Universidade de Brasília (UnB). A proposta é aproveitar a experiência da UnB no ensino a distância para promover cursos pela Enam.

Serão oferecidos 14 cursos na modalidade ensino a distância. As aulas serão sobre técnicas de mediação, conciliação e administração de programas de mediação e destinadas para operadores do Direito – como juízes, promotores, advogados, defensores públicos e delegados de polícia –, além de agentes de mediação comunitária, professores e alunos do curso de graduação em Direito e servidores públicos. A Enam também prevê a realização de cursos presenciais e semipresenciais.

A partir do termo firmado com a UnB, a Secretaria de Reforma do Judiciário acompanhará a execução dos cursos e ficará responsável pela concepção de material didático, indicação de professores, definição das diretrizes, supervisão e financiamento do projeto, que terá investimento de cerca de R$ 2,7 milhões.

A UnB executará o Plano de Trabalho e o Projeto Básico e criará o ambiente online para promoção dos cursos e cuidará da assessoria pedagógica, construção e hospedagem de site. Haverá ambiente online customizado e exclusivo, fóruns de discussão e avaliativos, material didático específico e tutoria online realizada por profissionais capacitados previamente.

Blog da Justiça

 


Compartilhar

Skip to content