Pular para conteúdo principal

Assembleia homenageia defensores públicos dia 16 – 05

Publicado em:

A homenagem será pela passagem do Dia Nacional da Defensoria Pública

A homenagem será pela passagem do Dia Nacional da Defensoria Pública

No próximo dia 16, às 9 horas, a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) prestará homenagem aos defensores públicos de Rondônia pela passagem do Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio. A homenagem foi antecipada em virtude do dia 13 cair no domingo.

Para lembrar a data, a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), em pareceria com as associações e defensorias públicas lançará no dia 17 deste, no Rio Grande do Sul, a campanha  nacional “Defensores Públicos: pelo Direito de Recomeçar”.  A ação tem como foco a necessidade do poder público desenvolver projetos voltados para reintegração do apenado à sociedade.

Para mostrar que medidas como essas são viáveis, as defensorias públicas e as associações  divulgarão ao longo deste mês casos de pessoas privadas de liberdade que foram reintegradas ao meio social por conta do acesso  que tiveram à educação e ao trabalho aprendizagem quando ainda estavam no sistema carcerário.

Reinserção

Em Rondônia, a ONG Acuda, administrada por detentos e ex-detentos (reconduzidos à sociedade) desenvolve os projetos Reabilitando através da Arte e Iluminar. O primeiro atua na produção das peças teatrais Bizarrus e Toco do Mundo, encenadas por apenados, e no segundo (Iluminar) os sentenciados aprendem ofícios de tapeçaria em tear, cerâmica, cone chinês, marcenaria, artes plásticas, escultura, hortifrutigranjeiros e cursos de informática.

O projeto Iluminar disponibiliza ainda sessões de massoterapia, reike, yoga, gestalt (oficina de toque), terapia comunitária, banho de argila, encontros familiares, atendimento odontológico e psicossocial. Nos doisprojetos já foram beneficiados mais de 1.800 apenados.

Defensores  Marília, José Messias, Fábio Roberto, Antônio Fontoura e Luiziana Teles

Defensores Marília, José Messias, Fábio Roberto, Antônio Fontoura e Luiziana Teles

 

Defensores José Alberto (E) e Leonardo Werneck(D), junto com a reitora da Unir, Maria Berenice

Defensores José Alberto (E) e Leonardo Werneck(D), junto com a reitora da Unir, Maria Berenice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhar