Pular para conteúdo principal

Defensoria Pública assiste população ribeirinha na Justiça Itinerante

Publicado em:

A Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) amplia o atendimento à população de Rondônia com a participação na Operação Justiça Rápida Itinerante em 12 comunidades nos rios Madeira e Machado, na região ribeirinha de Porto Velho. Os assistidos participam de audiências de conciliação representados pelo defensor público João Sismeiro, que atua em questões cíveis e criminais.
Nesta terça-feira (21), o atendimento está sendo na comunidade de Nazaré. Ontem, segunda- feira, a Justiça Rápida esteve em Santa Catarina. O trabalho segue normalmente até o dia 28 de maio.
Desde a saída de Porto Velho, no último dia 13, já foram atendidas as comunidades de Demarcação, Calama (em 2 dias), Ressaca, Papagaios e Conceição do Galera.
Comunidades como São Carlos, Lago do Cuniã e Aliança e Cujubim também receberão a Justiça Itinerante. Participam ainda da operação a Justiça Federal, a Defensoria Pública da União (DPU), INSS e Ministério Público Federal.
Segundo o defensor João Sismeiro, a principal característica da população atendida é a carência de recursos básicos, como educação, saúde e saneamento, além da falta de oportunidades de trabalho e renda, o que resulta em grande percentual de pessoas hipossuficientes.
Ele avalia que, sem a participação da Defensoria Pública de Rondônia, esses assistidos não teriam condições de atendimento jurídico necessário ao devido processo legal.
O defensor destacou a importância da instituição para a sociedade e valorizou a iniciativa de levar a Justiça Itinerante até essas localidades, que são praticamente isoladas da cidade e cujo acesso é oneroso e demorado, principalmente para os que têm menos condições econômicas.
Apoio: jornalista Adriel Diniz – Comunicação TJ


Compartilhar