Pular para conteúdo principal

Assembleia Geral Extraordinária define agenda de mobilizações pela valorização institucional até o final de 2013

Publicado em:

Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária na manhã desta quarta-feira (7), na sede da ANADEP, em Brasília, presidentes e representantes de associações de 15 estados mais o Distrito Federal definiram uma agenda de mobilizações, buscando a divulgação da campanha nacional de valorização institucional dos defensores públicos. Lançada ontem durante mutirão realizado em parceria com a Defensoria Pública do DF, na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, a campanha busca destacar os feitos da categoria, mostrando a essencialidade de seu trabalho, gerando resultados positivos à sociedade nas mais diversas áreas de atuação. Também foram tratados na AGE assuntos jurídicos e legislativos do interesse da categoria.

Serão, portanto, promovidas atividades simultaneamente pelas associações estaduais, definidas conforme a disponibilidade e realidade locais, nas seguintes datas: 7 de setembro, 11 de outubro, 15 de novembro – durante  o Congresso Nacional da classe, e 10 de dezembro, marcando a passagem do dia mundial de Direitos Humanos.  As ações, que podem ser mutirões, atividades externas, palestras, atendimento itinerante, têm como objetivo gerar fato para chamar a atenção da imprensa para a campanha e, especialmente, para atuação dos defensores públicos.

Conforme a presidente Patrícia Kettermann, a AGE definiu ainda a participação dos estados no Congresso Nacional dos Defensores Públicos, que ocorre de 13 a 16 de novembro em Vitória no Espírito Santo. “Especialmente no que se refere ao envio de sugestões de nomes para receber as tradicionais homenagens da ANADEP: Medalha e Colar do Mérito. Também pedimos auxílio no que diz respeito ao estímulo aos colegas dos estados para participar tanto dos debates quanto do concurso de teses e práticas exitosas, que teve o prazo de inscrições prorrogado para o dia 23 de agosto”, esclareceu a presidente.

Após a reunião na ANADEP, os defensores seguiram para mais uma maratona de visitas e coleta de assinaturas de parlamentares, no Congresso Nacional, para o requerimento de urgência para apreciação do veto ao PLP 114. “Esse contato busca, ainda, a aproximação com deputados e senadores, marcando nossa presença junto ao Legislativo Federal, sempre divulgando ações e a importância do trabalho da Defensoria Pública”, pontuou Patrícia.

Fonte: Ascom ANADEP