Pular para conteúdo principal

Chacina do Urso Branco: dois defensores públicos participam do julgamento, que inicia nesta segunda

Publicado em:

O juiz Sérgio William, junto com o defensor público Dayan Albuquerque, falando sobre o caso durante coletiva à imprensa

A Defensoria Pública de Rondônia disponibilizará dois defensores públicos para atuarem no julgamento de nove apenados acusados de matarem 12 presos em abril de  2004, durante a rebelião que ficou conhecida como “chacina do Urso Branco”. O julgamento inicia nesta segunda-feira (19-08), com previsão de encerramento no dia 23-08. O Conselho de Sentença será formado por sete jurados.

Foram pronunciados 14 réus, mas cinco deles estão com  recursos pendentes, por isso apenas nove irão a julgamento, segundo afirmou o juiz Sérgio William, durante coletiva à imprensa realizada no final da tarde desta quinta-feira, no TJ, com a presença do defensor público Dayan Albuquerque, que fará a defesa dos réus, junto com o defensor José Alberto de Paula Machado.

A acusação ficará sob a responsabilidade dos promotores de Justiça Ademir José de Sá e Júlio César Souza Tarrafa. A sessão será presidida pelo juiz de direito Ênio Salvador, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Velho. Um dos apenados será defendido por advogados particular.

O julgamento será aberto à população, por meio de distribuição de senhas. “Como o espaço não é grande, é preciso que os interessados em participar  cheguem cedo”, informou o defensor público Dayan Albuquerque. O julgamento será  transmitido também ao vivo via internet, via site do TJ www.tjro.jus.br.

O julgamento ocorrerá por grupos

Dia 19 – 08:  José Raimundo de Jesus dos Santos, Marcio Viana da Silva e Raimundo Batista Valente.

Dia 21- 08: Paulo Ricardo Pereira, Jorge Quirino Barbosa, Rubson da Silva Furtado.

Dia 23 – 08: Genival Batista de Oliveira, Francisco Xavier Pinheiro e Jair Rocha de Matos Sousa.

Vítimas

Alex da Silva Fonseca, Antônio Mendes Neto (Tony), César Ramos Sódre, Eduardo Angélico de Jesus, Enivônio Gonçalves dos Santos, Gerson Merciano Gonçalves (Japão), Giscard Swinka, Isaque Moneiro do Espírito Santo (Tody), Jeckerson Alves da Cruz, Luciana Teotonio dos Santos (Pesão), Rodilmar Maciel Costa e Sidney Guimarães da Silva (Neisinho).

 


Compartilhar