Pular para conteúdo principal

Mais de 10 mil pessoas no Fórum Mundial de Direitos Humanos

Publicado em:

Mais de 10 mil pessoas de várias partes do mundo se inscreveram no Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH, evento que iniciou nesta terça-feira, 10, e encerra quinta-feira, 13, no Centro de Convenções do Brasil (CICB).

Neste primeiro dia do Fórum, data em que se comemoram os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, será feita na solenidade de abertura (18h às 19h) uma homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, falecido na quinta-feira, 05/12. Em seguida, a cantora baiana Daniela Mercury fecha a programação cultural do dia 10, com um show das 19h às 20h.

O fórum é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com entidades da sociedade civil, organismos internacionais e outros órgãos de governo. Até o momento, mais de 700 instituições já integram o Comitê Organizador do Fórum.

O objetivo do FMDH é promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento às violações de direitos humanos.

O Fórum Mundial de Direitos Humanos tem o patrocínio da Petrobras, da Caixa Econômica Federal e dos Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).

Programação

Nesta segunda – feira, o Fórum contará com uma série de atividades autogestionadas temáticas e convergentes. Haverá também diversas atrações culturais de boas-vindas, com início previsto para as 14h. Nesse horário, acontecerá o lançamento de publicações da SDH/PR sobre os Anais da 3ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Coleção Educação 12 Direitos – Por uma Cultura em Direitos Humanos.

O FMDH está organizado em três eixos temáticos que contarão com três debates e uma conferência cada. Os eixos temáticos e os debates são os seguintes:

•Eixo Temático I “Os Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos”

•Eixo Temático II “A universalização de Direitos Humanos em um contexto de vulnerabilidades”

•Eixo Temático III “A transversalidade dos Direitos Humanos”

Além da ministra Maria do Rosário (SDH/PR), o Fórum contará, entre seus destaques, com a presença de Baltazar Garzón, Leonardo Boff, Catalina Botero, Wanderlino Nogueira Neto, Paulo Vannuchi, Ela Wiecko, Márcio Pochmann, João Pedro Stédile, Enriqueta Barnes de Carlotto, Emir Sader e Leonardo Sakamoto.

 

 

 

 


Compartilhar

Skip to content