Pular para conteúdo principal

Defensoria realiza panfletagem em homenagem às mulheres

Publicado em:

Neste sábado, 08 de Março, Dia Internacional da Mulher a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) através do Núcleo Maria da Penha estará no estacionamento do supermercado Irmãos Gonçalves da Av. Jorge Teixeira, em Porto velho, entre as 9h e 11h da manhã, homenageando as mulheres pelo seu dia. Na ocasião será distribuído o “Certificado de uma Super Mulher”.

O brinde elaborado de forma simbólica em formato de um certificado em imã de geladeira será entregue as mulheres que estiverem passando pelo local com o  intuito de homenagear, engrandecer e lembra-las do seu valor.

O número de mulheres que sofrem violência ainda é muito grande, o medo e o silêncio são os maiores vilões da Justiça.  Em Rondônia, só na capital em  2013 o núcleo Maria da Penha, atendeu quase 500 mulheres, dessas aproximadamente 150 não retornaram para dar continuidade ao atendimento, muitas vezes por sofrerem ameaças e outras até, por reatarem o relacionamento com o próprio agressor.

Este atendimento prestado pelo núcleo é fundamental para que essas mulheres se sintam seguras e consigam manter-se firme na decisão da denúncia, só no ano passado foram realizados mais de 350 procedimentos para que a informação a cerca dos direitos das mulheres chegassem até elas. Por meio  de visitas, reuniões da rede, aconselhamentos psicológicos, contatos telefônicos, eventos e com uma equipe especializada, a defensoria pública busca fazer o seu papel na defesa desses direitos que devem e precisam ser reconhecidos e respeitados.

Os dados da defensoria também apontam alguns casos do mau uso da lei Maria da Penha, quase 100 dos 500  atendimentos registrados em 2013, foram de mulheres que fizeram a denúncia apenas para “dar um susto” em seus  companheiros.

Isto, de acordo com a defensora pública Luiziana Teles, responsável pelo núcleo, gera a inaplicabilidade da lei, ou seja,  não existe ação e nem o acordo e essas mulheres ficam vulneráveis. “É preciso que a lei seja levada a sério,  as  mulheres precisam entender que a violência é um crime e que elas podem seguir suas vidas livres dela”, disse.

O Núcleo Maria Da Penha funciona na sede da DPE-RO, na Rua Padre Chiquinho, 913 – Bairro Pedrinhas em Porto velho. O atendimento é de segunda á sexta das 7:30 às 13:30.Maiores informações pelo telefone 69. 3216-7289.

Texto: Janaina Brito
Ascom-DPE-RO


Compartilhar

Skip to content