Pular para conteúdo principal

Mãe recorre a DPE para conseguir cirurgia urgente de filho mais novo

Publicado em:

Imagem retirada da internet. Meramente ilustrativa

Imagem retirada da internet. Meramente ilustrativa

A Sra. Maria Marluce Nogueira procurou a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), na esperança de conseguir ajuda para viabilizar a cirurgia de seu filho mais novo, o pequeno de apenas 1 ano e 4 meses que nasceu com uma doença rara e congênita.

A doença conhecida como Artogripose Múltipla Congênita (AMC) é rara e se caracteriza por múltiplas contraturas articulares (os músculos se contraem de maneira incorreta). Pode incluir fraqueza muscular e fibrose, ou seja,  a criança tem as principais articulações do corpo afetadas, dificultando assim o seu movimento e até mesmo impossibilitando a sua locomoção.

A criança já passou por duas cirurgias, uma logo quando nasceu e outra aos 06 meses de vida nos pés, infelizmente as duas não obtiveram sucesso. A esperança de Maria é que ele faça agora uma terceira cirurgia, desta vez, no joelho. “Ele é muito ativo e agora está se arrastando pelo chão para se locomover, isto esta deixando ele com vários arranhões e cortes na pele”. Relata a mãe.

Maria, mãe de três filhos veio do Estado do Pará, para Porto Velho acompanhando o marido que é funcionário da usina de Jirau, assim que o filho mais novo nascesse ela tinha a intenção de voltar para a terra natal perto de seus parentes, porém, isso não aconteceu já que seu filho nasceu com a rara doença e agora a prioridade dela é vê-lo bem.

A mãe espalhava cartazes pela cidade de Porto Velho, com a foto de seu filho, pedindo ajuda para custear a terceira cirurgia do pequeno quando ficou sabendo que poderia pedir o auxilio da Defensoria Pública para consegui-la sem custos.

Ao se interar do caso a Defensoria Pública primeiramente fez a tentativa de resolvê-lo administrativamente, dessa forma contatou via telefone a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau. A situação foi resolvida sem necessidade de tomar medida judicial, a consulta foi marcada para que a cirurgia seja realizada.

Maria Marluce está confiante, agradeceu o atendimento e espera que essa nova cirurgia traga significativas melhoras no estado de saúde do seu filho.


Compartilhar

Skip to content