Pular para conteúdo principal

CNJ divulga benefícios do Processo Judicial Eletrônico (PJe)

Publicado em:

“Melhor para você. Melhor para a Justiça. Melhor para o Brasil.” Esse é o slogan da nova campanha institucional lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é divulgar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e mostrar para a sociedade e à comunidade jurídica os benefícios e a segurança do uso da assinatura digital.

Um dos benefícios do PJe é a celeridade no andamento dos processos, pois existem várias etapas burocráticas na tramitação dos processos físicos nas Varas Judiciais, que no procedimento eletrônico não existem. Além disso, há uma grande economia de recursos, especialmente na utilização de papel. Por esta razão, até mesmo os custos suportados pela União Federal para a tramitação dos processos deverão ser gradativamente reduzidos.

A ferramenta (PJe) permite verificar a autoria do documento e a integridade de seu conteúdo, pois qualquer alteração invalida a assinatura. A segurança do sistema garante a autenticidade, integridade, exclusividade e não repúdio, que é a negação do autor na criação e assinatura do documento.

Fonte: Ascom – TJ-RO


Compartilhar

Skip to content