Pular para conteúdo principal

DPE ministra palestra sobre a Maria da Penha para as mulheres da Quadrangular

Publicado em:

O trabalho executado pelo Núcleo Maria da Penha da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO)  foi o foco da palestra ministrada pela defensora pública Luiziana Telles durante Encontro de Mulheres ocorrido na Igreja Quadrangular/centro, em Porto velho. A defensora pública pontuou sobre as diversas formas de violência doméstica e esclareceu como as mulheres que estão passando por esse tipo de situação podem pedir apoio à DPE.

Ela pontuou os serviços disponibilizados pela instituição nessa área: triagem, acolhimento e atendimento individualizado às vítimas de violência e aos familiares; aconselhamento psicológico; encaminhamentos para atendimentos – psiquiátrico, jurídico, psicológico, serviço social, cursos de capacitação para a inserção da vítima no mercado de trabalho para que obtenha a autonomia financeira, visitas domiciliares quando necessário; palestras de prevenção e conscientização para a redução da violência junto à comunidade e mediação de conflitos.

A defensora pública afirmou que, mesmo com a Lei Maria da Penha e, mais recentemente com a do Feminicídio, as mulheres brasileiras continuam sendo vítimas de violência doméstica. “Isso mostra que o Poder Público necessita investir, paralelamente, em outras formas de prevenção”, pontuou.

O auditório da Quadrangular ficou lotado de mulheres para ouvir a palestra da defensora pública

O auditório da Quadrangular ficou lotado de mulheres para ouvir a palestra da defensora pública

Luiziana Telles explicou que o objetivo principal da Defensoria Pública é prestar efetiva  assistência jurídica  psicossocial  à mulher em situação de violência doméstica  e familiar, além de promover ações pertinentes  com o intuito de mediar conflitos e transformar relações no âmbito doméstico e familiar. “Tentamos, primeiro, resolver o problema promovendo o diálogo, se não obtermos êxito recorremos à Justiça”.

 


Compartilhar

Skip to content