Pular para conteúdo principal

DPE ministra palestra sobre cidadania em escola de Machadinho do Oeste

Publicado em:

O defensor público Lucas Couto fala sobre os direitos e deveres das crianças

O defensor público Lucas Couto fala sobre os direitos e deveres das crianças

A Defensoria Pública em Machadinho do Oeste iniciou trabalho de educação e cidadania nas escolas. No último dia 24, o defensor público Lucas Couto, coordenador do núcleo da DPE, ministrou palestra na escola de ensino fundamental Bom Futuro. O tema abordado foi “O que você tem a ver com a escola”. Participaram ainda estudantes e pais dos alunos da escola Madre Carmela de Jesus e da creche Pequeno Príncipe, além de moradores do bairro.

“Ensinar é preparar para a vida. Prevenir é salvar vidas”, declarou o defensor público, que falou ainda sobre o resgate dos valores e da ética para que as crianças cresçam respeitando o outro indivíduo.

“Vocês têm direitos, mas é preciso também cumprir com os deveres”,completou Lucas Couto, explicando que esse trabalho de educação inicia na escola, mas os pais têm por obrigação dar continuidade no lar para que os filhos se tornem homens respeitosos.

O defensor público afirmou ainda em sua palestra que se faz necessário criar a consciência cidadã, para que surja uma sociedade com maior equilíbrio, do contrário a situação se tornará insustentável. “A violência que vem tomando conta da maioria das escolas é fruto da falta de solidariedade, respeito e amor ao próximo”, disse. “E vocês, pais, precisam ajudar a reverter esse quadro de hostilidade”.

Por fim, ele ressaltou que é preciso o empenho de todos em promover nessas crianças o raciocínio lógico e a formação critica de cada individuo com capacidades de sobrevivência em meio a uma sociedade competitiva.


Compartilhar

Skip to content