Pular para conteúdo principal

DPE-RO é destaque na Semana Jurídica da Unitau, em São Paulo

Publicado em:

: O DPGE Marcus Edson (Seg. da esquerda para direita) foi convidado para participar da palestra-debate

: O DPGE Marcus Edson (Seg. da esquerda para direita) foi convidado para participar da palestra-debate

A Defensoria Pública de Rondônia foi destaque  na 39ª Semana Jurídica da Universidade de Taubaté, em São Paulo, devido a participação do Vice-Presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) e Defensor Público-Geral do Estado Rondônia, Marcus Edson de Lima, na palestra-debate “Defensoria Pública no Estado Brasileiro:Desafios da Instituição e as Realidades Regionais”.

A exposição ocorreu na sexta-feira,12/08, na parte da manhã e noite. Marcus Edson é ex-aluno do curso de Direito dessa instituição de ensino. Participaram também do debate ex-discentes que hoje são defensores públicos nas diversas regiões brasileiras: Paulo Rafael de Souza Miranda (DPE-SP);  Suellen Weber Imbriani (DPE-MA);  Eduardo Pião Ortiz Abraão (DPE-PR);  Rodolfo Marques Barbiere (DPE-BA).

O DPGE Marcus Edson falou de sua emoção em retornar, como palestrante, à Universidade em que estudou para discorrer sobre a profissão que escolheu por convicção. “Considero a carreira de defensor público uma das mais nobres, pois leva cidadania àqueles que não têm acesso à Justiça, conscientizando-os sobre seus direitos”, declarou.

A importância de aproximar a instituição do mundo acadêmico foi outro ponto abordado pelo Vice-Presidente do Condege durante a sua explanação. Para ele, é fundamental que os estudantes de Direito conheçam o papel relevante da Defensoria Pública na sociedade, só assim serão incentivados a ingressarem nessa carreira, que ganha novos adeptos a cada dia.

O chefe da DPE-RO discorreu ainda sobre as diferenças regionais que existem em relação às Defensorias Públicas. Essas discrepâncias, segundo ele, passma pelo número de defensores públicos – insuficiente  para atender a demanda reprimida em todos estados; estrutura física adequada, que ofereça condições dignas de atendimento ao assistido, ao defensor e ao servidor, além da independência administrativa e orçamentária.

Ele salientou, porém, que a Defensoria Pública de Rondônia, apesar da crise econômica pela qual passa o Brasil, é privilegiada, pois vem crescendo e se fortalecendo de maneira considerável. De acordo com o DPGE-RO, esse salto quantitativo e qualitativo só se tornou realidade devido às parcerias com as demais instituições que integram o sistema de Justiça e o apoio do Governo do Estado.

Presidente Lewandowski

Na quinta-feira,11/08, Marcus Edson participou de solenidade com Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Ricardo Lewandowski,  homenageado pela Unitau. O Ministro proferiu aula magna sobre o tema: “Regime Político, Formas de Estado e Sistema de Governo”.


Compartilhar