Pular para conteúdo principal

DPE-RO terá acesso à rede Infoseg do Ministério da Justiça e Cidadania

Publicado em:

A Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO) passa agora a ter acesso ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), que abriga a rede Infoseg. O acordo foi estabelecido em reunião, que aconteceu na tarde desta sexta, 30, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, e o Secretário Nacional de Justiça e Cidadania, Astério dos Santos, e equipe.

A rede Infoseg tem o objetivo de reúnir informações dos órgãos brasileiros de segurança pública, justiça e fiscalização. Funciona por meio do emprego da tecnologia da Informação e comunicação. O banco de dados é mantido e atualizado pela Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania (Senasp), e conta com um portal online para acesso dos credenciados.

Com o acordo, a Defensoria Pública de Rondônia poderá consultar o dados distribuídos por todos os Estados da Federação e por órgãos do governo federal, como dados de inquéritos e processos, como por exemplo, de mandados de prisão, ou envolvendo questões de trânsito.

“Mais do que ter a chave de acesso, a Defensoria passa agora a integrar esta rede nacional de dados sobre segurança pública, justiça e fiscalização, o que contribuíra para facilitar, agilizar e otimizar os andamentos processuais, especialmente quanto à localização e atualização dos endereços nos processo cíveis e de família. Tudo isso com o intuito de prestar um serviço público mais eficiente ao público atendido pela DPE-RO”, afirma Marcus Edson de Lima, Defensor Público-Geral.

O pleito contou com o apoio do Senador Valdir Raupp e da Deputadas Federal Marinha Raupp, a qual esteve presente participando da reunião. Além disso, também participaram os Defensores Públicos Chefes da Defensoria Pública da União do Rio Grande do Sul e do Sergipe.

 


Compartilhar