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Opine Aí: a DPE-RO quer ouvir sua opinião; veja como participar

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A Defensoria Pública do Estado de Rondônia acredita que a transparência é o melhor antídoto contra corrupção. Neste sentido, a Defensoria torna públicos seus atos, de forma transparente, prestando contas da gestão e permitindo o controle e a participação do cidadão. Partindo deste contexto, viemos apresentar uma novidade!

A partir de agora a pessoa assistida pela Defensoria tem mais um canal para participar das discussões e deixar registrada a sua opinião. É o aplicativo Opine Aí.

A DPE-RO entende que é uma oportunidade de ampliar a interação com os cidadãos do estado, ouvi-los e otimizar a prestação jurisdicional da instituição para melhor atendê-los. O aplicativo visa possibilitar a atuação de modo ainda mais ativo no controle dos gastos públicos, dentro do que dispõe a Lei nº 13.460/17.

“É um canal totalmente imparcial e objetivo, uma forma de aproximar o cidadão da gestão pública por meio da tecnologia. Será muito importante para nós que todos participem para buscarmos soluções eficazes para as manifestações apresentadas pela comunidade da Defensoria e da sociedade em geral”, assegura o Defensor Público Geral do estado e presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), Marcus Edson de Lima.

O aplicativo possui interface simples e prática, e permite que o cidadão opine sobre os serviços públicos ofertados em diversas áreas, possibilitando fazer breve comentário sobre a prestação do serviço, assim como fazer fotos e anexá-las à manifestação.

Capacitação dos servidores da DPE-RO

Na reunião foram traçadas estratégias de comunicação efetivas para a divulgação do app. (Foto: Ascom DPE-RO)

Na reunião foram traçadas estratégias de comunicação efetivas para a divulgação do app. (Foto: Ascom DPE-RO)

Em maio deste ano, os servidores da DPE-RO receberam uma capacitação da equipe especializada do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) para saber como filtrar e analisar as manifestações registradas no app.

Assim, o programa assume um papel de mediador entre o cidadão e a instituição, esta, que o utilizará a fim de solucionar o problema sem que haja danos para ambas as partes.

Na última semana ainda, a equipe de comunicação do TCE-RO, entidade idealizadora do projeto, fez uma visita à DPE-RO para apresentar o material de divulgação do aplicativo e alinhar a estratégia de publicidade do projeto.

Como baixar o aplicativo

Para baixar a ferramenta gratuitamente, basta acessar o Google Play (aqui) – para equipamentos Android – ou App Store (aqui) – para dispositivos iOS – e, no campo para pesquisa, digitar “Opine aí” ou “TCERO”.

Uma vez que a pessoa baixa o app, é necessário um cadastro simples, que pode ser feito sincronizando com a conta do Facebook ou Google Plus, sendo possível ainda um cadastro da própria plataforma, e pronto! Vale lembrar que as informações que você fornece são protegidas, sigilo total.

Após o cadastro, você vai poder opinar sobre a qualidade dos serviços públicos recebidos em Rondônia, comentar e até enviar fotos sobre o que opinou. São diversas áreas disponibilizadas no app, como educação, saúde e, dentre todas, a atuação da Defensoria Pública.

A DPE-RO quer ouvir você. (Foto: Ascom DPE-RO)

A DPE-RO quer ouvir você. (Foto: Ascom DPE-RO)

No campo da Defensoria, é possível avaliar a estrutura, transparência, serviços diversos, atendimentos, e a ouvidoria, que é o elo entre o cidadão e DPE-RO. Todos os relatos feitos neste canal são absolutamente confidenciais e só serão tratados entre as partes interessadas.

Na estrutura, você pode opinar sobre as sinalizações das dependências da instituição, acessibilidade, manutenção e limpeza, estacionamento, segurança, recepção e muito mais.

No quesito transparência, é possível avaliar o portal de transparência, canais de comunicação, acesso à informação, informações das redes sociais, consulta processual, notícias sobre o órgão, dentre outros.

Nos serviços diversos, você pode registrar sua opinião a respeito do sistema de informática, esclarecimentos diversos, recepção e apuração de denúncias. Lembrando que em todas as opções é possível anexar mídia que corrobore seu comentário.

É possível também avaliar o atendimento da DPE-RO, ao registrar seu nível de satisfação com o horário de funcionamento, celeridade, atendimento do(a) defensor(a) e servidores, recepção de documentos, atendimentos presenciais e telefônicos.

A plataforma possibilita ainda a opção de registrar uma avaliação sobre a ouvidoria da Defensoria, pontuando como é o acesso ao setor, o atendimento do mesmo, tempo de espera e atenção às manifestações, entre outros.

Baixe o Opine Aí e participe!

 

 

 


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