Estagiária da DPE-RO está classificada para competição de arbitragem internacional na Áustria
Publicado em:

Laís Van Dollmger está contente em representar Rondônia no evento.
“Estamos entre as 11 universidades brasileiras que conseguiram passar pela primeira fase do Vis Moot, e que vão representar o Brasil na competição”, explica.
Como conta a aluna, o torneio acontece desde 1994 e reúne anualmente, cerca de 3 mil estudantes de diversos países e mais de 300 universidades, tornando-se uma das maiores competições universitárias do mundo.
“Estou muito contente em poder participar dessa competição que vai nos permitir aprofundar o conhecimento em áreas pouco exploradas pelos cursos tradicionais do Direito, pois aborda conceitos de arbitragem, Direito internacional privado e práticas de sustentação oral de argumentos”, explica Laís.
“Nós do Núcleo de Juizados Especiais estamos contentes e torcendo pelo sucesso da Laís no evento. Além do mais, é uma experiência enriquecedora tanto para a vida profissional dela, quanto para sua atuação na Defensoria Pública”, comenta o Defensor Público do Núcleo de Juizados Especiais José Alberto de Oliveira Machado.
Laís é estagiária do Núcleo de Juizados Especiais da DPE-RO. Na foto: Defensor Público José Alberto Machado, assessora Thaíse Guilherme; Laís; e Defensor Público Raimundo Cantanhede.
Entretanto, Laís explica que os custos para participar do evento são altos. “Nós temos que arcar com a nossa passagem aérea, com os custos da hospedagem, entre outras coisas. E infelizmente não temos todo esse dinheiro”.
Por isso, o grupo de estudantes está preparando uma rifa para ajudar a pagar as despesas e, assim, conseguir realizar este sonho. “Vamos rifar uma cesta de páscoa no valor de 300 reais. O valor da rifa será de 5 reais”, explica a estagiária. As rifas começam a ser vendidas na quarta-feira, 13. Aquele que se interessar a ajudar o grupo pode entrar em contato pelo número (69) 99925-3396 (Laís), ou mandar uma mensagem (direct) para o instagram (@vismoot_unir) que eles criaram para participar da competição.
Arbitragem Internacional
A arbitragem é um método de resolução de conflitos em que o litígio é decidido por um árbitro privado escolhido pelas partes por uma convenção também privada. Normalmente ela é usada no cenário internacional em conflitos mais específicos, que possuem uma complexidade maior e fomento do sistema econômico. Em uma arbitragem comercial internacional, as partes são dois ou mais países que decidem resolver um litígio utilizando-se deste procedimento, funcionando como uma espécie de justiça privada, mas que pode utilizar jurisdições de Direito comum e Direito civil, além do Direito Internacional Privado, Direito Comercial e Direito Contratual.

Equipe da Unir se prepara para o Vis Moot.
Compartilhar