Pular para conteúdo principal

Corregedor-Geral da DPE-RO é eleito pela 3ª vez ao cargo de Presidente do CNCG

Publicado em:

O Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Marcus Edson de Lima, foi reconduzido, na manhã desta quinta-feira, 25, ao cargo de Presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas Estaduais, do Distrito Federal e da União (CNCG-DPE-DF-DPU) para o ano de 2022.

Essa é a terceira vez que Marcus Edson assume o cargo de Presidente do CNCG. A decisão foi tomada por unanimidade em processo eleitoral realizado entre os membros do Conselho, durante a 52ª Reunião Ordinária do órgão que acontece nesta quinta, 25, de forma híbrida (virtual e presencial) na sede administrativa da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS). O evento contou com a participação do Corregedor-Auxiliar da DPE-RO, defensor público Victor Hugo de Souza Lima.

Marcus Edson dará continuidade ao trabalho que vem realizando como presidente do CNCG nos últimos dois anos (2020-2021). “Fico muito honrado em mais uma vez obter a confiança das corregedorias de todo o Brasil em continuar presidindo o colegiado nacional. A ideia é continuar o trabalho que já vem sendo feito e buscar cada vez mais a uniformização das defensorias públicas. A continuação do trabalho da pesquisa nacional, projeto encabeçado pelo CNCG, é uma das metas dessa gestão”, afirma o presidente do CNCG.

Confira abaixo a chapa eleita:

– Presidência: Marcus Edson de Lima – DPE/RO

– 1ª Vice-Presidência: Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo – DPE/MT

– 2ª Vice- Presidência: Fenísia Araújo da Mota – DPE/AC

– 1ª Secretaria-Geral: Cristiano Vieira Heerdt – DPE/RS

– 2ª Secretaria-Geral: Vinícius Chaves de Araújo – DPE/ES

Quem é Marcus Edson?

Marcus Edson de Lima é Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (2019 até 2023). Dentro da instituição, ocupou os cargos de Subdefensor Público-Geral (2014/2015), e Defensor Público-Geral por dois mandatos (2015/2019). Em âmbito nacional, Marcus Edson de Lima ocupou o cargo de presidente do Colégio Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (2018/2019), conselheiro eleito do Conselho Nacional de Segurança pública do Ministério da Justiça (2018/2020), e atualmente ocupa o cargo de presidente do Conselho Nacional das Corregedoras e dos Corregedores Gerais (CNCG) desde dezembro de 2019.

Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté – UNITAU, Pós Graduado em Direito e Assistência Jurídica pelo Instituto para Desenvolvimento Democrático (IDDE) e Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Especialista em Mediação pela Polícia Local de Vila Real – Espanha.

O Conselho

O Conselho Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais, do Distrito Federal e da União (CNCG DPE/DF/DPU) é uma associação civil com personalidade jurídica própria, de natureza estatutária, distinta de seus membros e com finalidade científico administrativa, sem fins lucrativo, sem vinculação jurídico partidária, com duração indeterminada.


Compartilhar

Skip to content