Pular para conteúdo principal

Defensoria Pública de Rondônia realiza formatura dos Defensores Populares

Publicado em:

Em uma solenidade que aconteceu na manhã deste sábado, 04 de dezembro, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Calama, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia realizou a formatura da 1ª Turma de alunas e alunos do Curso de Defensoras e Defensores Populares da instituição.

A solenidade aconteceu de maneira híbrida com formandas, formandos, autoridades, convidadas e convidados de maneira presencial, ao tempo que era transmitida ao vivo pelo canal do youtube da Defensoria Pública.

O Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, foi quem abriu o evento, compondo mesa juntamente ao professor Sérgio Francisco Loss, Diretor de Programas e Projetos do IFRO, representando o reitor Uberlando Tiburtino Leite. Também participaram da mesa e fizeram uso da palavra: o Subdefensor Público-Geral, Diego de Azevedo Simão; a Ouvidora-Geral da DPE-RO, Valdirene de Oliveira; e a Presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da DPE-RO (Adepro), Débora Machado Aragão.

“O certificado dos Defensores Populares é um título, um título honorífico, é um certificado de participação e de estudos, de que vocês receberam aulas valiosas ministradas por defensoras e defensores públicos. Acreditamos que o conhecimento transforma vidas, transforma pessoas, transforma comunidades. A missão do defensor público é servir, servir as pessoas, servir ao público, levar acesso à justiça às pessoas. E hoje com esse certificado vocês serão “longa manos” da Defensoria Pública em seus bairros. Vocês terão aptidão, terão conhecimento para colaborar com as suas comunidades, para mudar as realidades, tornando um mundo mais justo e mais igualitário”, declarou o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich em sua fala direcionada às formandas e formandos.

“O Instituto Federal fica honrado por ser uma realização tão importante, inclusive porque está sendo cumprida aqui um fim social que é também do Instituto Federal de Rondônia que é formar pessoas para transformar vidas e melhorar as condições das comunidades e das famílias. Poder ter contribuído de alguma forma para estas formação, é um engrandecimento para nós do IFRO também”, declarou o professor Sérgio Loss.

A solenidade contou também com a fala da oradora da 1ª turma do Curso de Defensoras e Defensores Populares, a aluna Jéssica Ribeiro Cardoso que falou em nome das demais alunas e alunos.

“Agradecemos aos professores (defensoras e defensores) que de forma tão simples e clara nos ensinaram sobre nossos direitos e como podemos fazer a diferença em nossas comunidade. E por fim, agradecer a todas formandas e a todos formandos que percorreram um longo caminho até aqui. A nossa caminhada não foi fácil, sabemos que com a pandemia houve um atraso da nossa formação, mas como imprevistos acontecem, com muito esforço e logística, e pela coordenação do curso, que não mediu esforços para conseguir de alguma forma terminar os módulos que restaram, conseguimos terminar de forma online. Agora, com esperança de um mundo melhor e de uma comunidade livre de desigualdades e injustiças, seguimos nessa nova etapa de nossas vidas, pois a nossa caminhada como defensoras e defensores populares começou”, finalizou a oradora Jéssica Ribeiro Cardoso.

Entrega dos Certificados

A Entrega dos Certificados foi realizada posteriormente. De dois em dois, as alunas e os alunos receberam das mãos das autoridades os certificados de conclusão do curso de Defensoras e Defensores Populares. Ao final da cerimônia, todas e todos se juntaram para uma foto final.


Compartilhar

Skip to content