Pular para conteúdo principal

Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos oficializa entrega da Van dos Direitos à DPE-RO, em solenidade no auditório da instituição

Publicado em:

Solenidade contou com a presença de diversos chefes de poderes, gestores e representantes de órgãos públicos

Nesta quinta-feira,10, em solenidade que ocorreu no Auditório da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, recebeu simbolicamente a chave da Van dos Direitos, diretamente das mãos da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal, Damares Alves, juntamente ao senador Marcos Rogério e à secretária nacional de Proteção Global, Mariana Neris. O Governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha Santos, também participou da cerimônia.

A solenidade teve início com a fala do Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Marcus Edson de Lima, que contou um pouco sobre o processo de obtenção da Van dos Direitos. “Vou fazer um breve histórico de como isso aconteceu para a Defensoria Pública: Na época, eu era Presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais, e me foi apresentado esse projeto por uma servidora do Ministério dos Direitos Humanos e ali tivemos a curiosidade de conhecer o projeto, e assim buscarmos recursos pra isso. O Estado de Rondônia pode se orgulhar disso: 17 Estados receberam essas vans e essa iniciativa foi do Estado de Rondônia pra esses estados inclusive.

Passamos dois dias correndo os gabinetes dos Parlamentares em Brasília, de todos os estados da federação, buscando recursos. Era engraçado pois conseguíamos recursos e ligávamos para o Defensor-Geral do estado para avisá-lo que ele iria receber uma Van dos Direitos”, explicou o Corregedor-Geral, Marcus Edson de Lima.

Logo em sequência, a Secretária Nacional de Proteção Global, Mariana Neris realizou os seus apontamentos. “Eu gostaria de dizer a importância deste ato. Nós viemos aqui ao Estado de Rondônia trazer políticas públicas de Direitos Humanos. Eu conversava com o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, que entregar um veículo é um ato de concessionária, nós não somos concessionária, nós somos o Governo Federal preocupado com as vidas. Este projeto ele é a Defensoria Pública itinerante, ele vai alcançar os munícipios que não tem sede de Comarca, não tem Defensoria própria, e vai alcançar também dentro das cidades, aquelas regiões mais remotas com difícil acesso, regiões, ribeirinhas, quilombolas, para levar Direitos Humanos”.

Na sequência, o senador Marcos Rogério também discursou aos presentes. “Não há cidadania plena sem uma Defensoria forte, institucionalmente organizada, e presente em todas as partes do Estado, e aqui a nossa Defensoria cresce, a despeito do seu tamanho ainda em corpo funcional, mas cresce em qualidade do serviço, e agora com essa van podendo alargar ainda mais a sua atuação dentro desse modelo itinerante de atendimento. Eu queria cumprimentar a Defensoria Pública pelos seus feitos, isso tem mudado a realidade de muitos dos nossos irmãos e das nossas irmãs rondonienses”.

Fala do Defensor Público-Geral

Na sequência das falas, o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, ressaltou a importância da solenidade e da Van dos Direitos. “Hoje é um dia festivo para a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, no qual recebemos a Van de Direitos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Essa Van tem tudo a ver com Defensoria Pública, pois vai nos possibilitar chegar nas cidades que não são sedes físicas da Defensoria, possibilitando que as pessoas tenham acesso à Justiça. Nós iremos iniciar um programa de atendimento prioritário para as pessoas em população de rua, pessoas marginalizadas, populações quilombolas e populações ribeirinhas, de modo que a nossa intenção é atender cada vez mais a população de nosso estado, levando promoção da cidadania e dos Direitos Humanos. Fica aqui o meu agradecimento à Ministra Damares Alves, à Secretária Nacional de Proteção Global, Mariana Neris, ao Senador Marcos Rogério, ao Governo do Estado de Rondônia e a todos os que contribuem para a Defensoria Pública. Investir em Defensoria é investir em Cidadania”, concluiu o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.

Fala do Governador do Estado, Marcos Rocha

 O Governador do Estado, Marcos Rocha foi o penúltimo a se pronunciar. “Enquanto Secretário de Justiça e também Secretário de Educação eu vi o trabalho da Defensoria Público muito próximo da sociedade. Eu vi o quanto a Defensoria Pública é importante e necessária para a nossa sociedade e para nossa população. Quero parabenizar esse trabalho e dizer que essa van certamente vai ser muito bem empregada e esse recurso que foi utilizado pra aquisição vem completar todas as ações que vem sendo desenvolvida aqui pela Defensoria”, exclamou o Governador do Estado, Marcos Rocha Santos.

Fala da Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves

Finalizando a solenidade, a Ministra Damares Alvez também discursou aos presentes. “Isso aqui é um ato muito importante para todos nós. Não é um carrinho, é a pauta. Não é um veículo é o simbolismo desta entrega. Nós estamos aqui mandando um recado: a gente não vai suportar mais tanta violação de Direitos Humanos no Brasil. Ao entregarmos esse carro, é a gente dizer: as instituições estão juntas no enfrentamento às violações de Direitos Humanos. Eu quero que vocês vejam a grandiosidade deste ato”.

Final da cerimônia

Ao final da cerimônia, os presentes puderam conhecer a Van dos Direitos que estava estacionada à frente do prédio-sede da Defensoria Pública do Estado de Rondônia.


Compartilhar

Skip to content