Pular para conteúdo principal

Ouvidoria-Geral Externa da DPE-RO participa da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas

Publicado em:

A Ouvidoria-Geral externa da Defensoria Pública do Estado de Rondônia participou nos últimos dias 22, 23 e 24 de fevereiro da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas, que aconteceu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região, em Belém -PA (dias 22 e 23) e na Comunidade Quilombola de Caranduba, Acará-PA (dia 24).

Nos dois primeiros dias aconteceu o 1ª Encontro Nacional de Ouvidorias Externas com as Defensoras e Defensores de Direitos Humanos na Amazônia. O evento contou com a participação de Ouvidoras e Ouvidores de 12 Defensorias Públicas estaduais de todo o país, além de 07 defensoras(es) públicas(os), 16 palestrantes, 23 defensoras(es) de Direitos Humanos, e 14 representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs). Além disso, no dia 24 de fevereiro, o evento contou com a presença de mais de 70 pessoas representando cerca de 17 comunidades quilombolas. Ao todo, o evento contou com mais de 143 participantes em seus três dias de realização.

“O evento foi um chamado das Ouvidorias do Norte e do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas na finalidade de debater o tema das ameaças aos povos e fortalecer as lideranças sociais em defesa dos direitos humanos na Amazônia. Foi também um momento de escuta dos movimentos sociais e de revigorar as forças, pensando na luta coletiva entre a instituição Ouvidoria e a sociedade civil para a defesa do território amazônico”, declarou a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Valdirene de Oliveira.

A Ouvidora Geral Externa da Defensoria Pública de Rondônia, Valdirene de Oliveira, participou do evento coordenando as seguintes palestras: “Luta pela Reforma Agrária na Amazônia e a Defesa Dos Direitos Humanos” e “Defesa e Garantia de Direitos da População Migrante e Refugiada na Amazônia”. A Ouvidora também participou do momento de apresentação de trabalhos e atuação das Defensorias e Ouvidorias junto às comunidades quilombolas apresentando as ações da Ouvidoria Externa voltada a essas comunidades em Rondônia.

O evento foi coordenado e executado pela Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Pará em conjunto com o Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, contam com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Pará, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, do Fundo Casa Socioambiental, da Escola Superior da Defensoria Pública do Pará, da Cáritas Brasileira Regional Norte II e das Comunidades Quilombolas do Acará.


Compartilhar