Pular para conteúdo principal

Liberdade para Menstruar: Defensoria Pública realiza entrega de 102 pacotes de absorventes higiênicos às presas da penitenciária Sueli Maria Mendonça

Publicado em:

Na última sexta-feira, 8, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia realizou a doação de 102 pacotes de absorventes higiênicos às pessoas presas da Penitenciária Estadual Sueli Maria Mendonça, totalizando 1328 unidades, por meio do projeto Liberdade para Menstruar, de autoria do Centro de Estudos da instituição juntamente ao Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e da Coletividade.

O montante do material foi arrecadado por meio das doações de defensoras(es), servidores(as) e estagiários(as). A entrega dos absorventes contou com a presença da Diretora do Centro de Estudos da DPE-RO, defensora pública Silvia Primila Garcia Raskovich, do diretor do NUDHC, defensor público Eduardo Guimarães Borges, e da defensora pública Rithyelle de Medeiros Bissi (titular da área de Execução Penal.

O material foi recebido pela polícia penal Célia Regina, coordenadora dos projetos da Penitenciária Estadual Sueli Maria Mendonça, que parabenizou a Defensoria Pública pelo ato. “As doações são sempre bem-vindas, ainda mais de materiais de higiene pessoal”, confirmou a policial.

A Diretora do Centro de Estudos da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, defensora pública Silvia Raskovich. “A Defensoria Pública, através do projeto “Liberdade da Menstruar”, contribui para a preservação da dignidade das mulheres privadas de liberdade. Atende, ainda, às diretrizes da Organização Mundial da Saúde no combate à precariedade menstrual”, explica.

O Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, ressaltou a importância de ações como essa para a promoção dos Direitos Humanos e das condições necessárias para o bem-estar das mulheres presas.

“Parabenizo ao Centro de Estudos e ao NUDHC nas pessoas da defensora pública Silvia Raskovich e do defensor público Eduardo Borges, e a todos que atuaram direta e indiretamente nesta campanha, e principalmente aos membros(as), servidores(as) e estagiários(as) que realizaram suas doações, o apoio de todas e todos foi imprescindível para a realização deste ato tão significativo”, pontuou o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.


Compartilhar