Pular para conteúdo principal

Defensoria Pública do Estado de Rondônia empossa três novas defensoras e um novo defensor público da instituição

Publicado em:

A equipe de membras e membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia ganhou mais quatro representantes na manhã e tarde de terça-feira, 03, no auditório da sede da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) em Porto Velho.

Alan Rogério Filgueiras de Normandes, Bruna Camila Straliote Pereira e Letícia de Carvalho Pontes tomaram posse como membro e membros da DPE-RO pelo período da manhã. Já Ada Alves Dos Reis Mendes foi empossada como defensora pública pelo período da tarde.

Devido aos protocolos de segurança e de distanciamento social adotados durante a pandemia de Covid-19, as solenidades aconteceram com a presença de um número reduzido de pessoas, ao mesmo tempo em que foram transmitidas ao vivo, pelo canal do Youtube da DPE-RO.

Pela manhã e pela tarde, participaram do ato de posse das novas defensoras e defensores públicos, o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, o Corregedor-Geral da Defensoria Pública de Rondônia, Marcus Edson de Lima, o Subdefensor Público-Geral, Diego de Azevedo Simão, e a presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Rondônia (Adepro), Débora Machado Aragão.

Familiares, amigos e colegas das empossadas e empossado, bem como demais defensoras, defensores e servidores da instituição prestigiaram as solenidades. A solenidade da manhã contou com a presença do Juiz de Direito do Estado de São Paulo e membro da Associação Juízes para Democracia, Marcelo Semer.

Solenidades

As duas solenidades contaram com os momentos de leitura do juramento de posse, pela manhã realizada pelo Subdefensor Público-Geral, Diego de Azevedo Simão, e seguida pelos três empossandos, e durante o período da tarde, realizada pelo Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, e seguida pela empossanda.

Logo após, nas duas solenidades, seguiram-se as assinaturas dos termos de posse pelos empossandos. Nos dois momentos, o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, declarou os presentes como defensoras e defensor público.

Em seguida a este momento, a Presidenta da Adepro, Débora Machado Aragão, foi chamada para fixar a credencial de lapela nos novos empossados.

Falas

“O meu primeiro contato com a carreira de defensor público aconteceu na faculdade e um novo mundo se abriu, desde aquele momento soube que precisava usar o meu conhecimento e minha formação para o próximo. Mas foi durante os estudos que me apaixonei pela missão constitucional da Defensoria, até que meu coração se tornou verde por completo Hoje tenho a plena convicção que Deus me guiou a cada passo para estar aqui. A instituição pulsa uma força de transformação social que envolve aqueles que encantam com suas atribuições. É um verdadeiro chamado”, ressaltou a defensora pública Bruna Straliote, chamada a discursar em nome dos demais empossados.

O Subdefensor Público-Geral, Diego de Azevedo Simão, em seu discurso de boas-vindas aos novos defensores ressaltou. “Hoje é um dia glória na existência de vocês, na vida de vocês e dos seus familiares. É um dia de celebração na Defensoria Pública. A carreira da Defensoria Pública é uma carreira que trará muitos desafios, desafios que com certeza todos vocês estão preparados. E trará mais luta do que glórias. Mas será a partir do trabalho de vocês, e de todos os demais defensores públicos que integram a instituição, que a aquela pessoa que não tem voz será ouvida”.

Já a presidenta da Adepro, Débora Machado Aragão também pontuou em sua fala a missão diária das defensoras e defensores públicos. “A nossa missão é uma missão diária. A gente vai defensorar e a gente vai viver todos os dias pra relamebnte mudar a vida de pessoas que nos procuram. Uma coisa que falei no meu discurso e que eu gosto de repetir, inclusive pra mim mesma todos os dias, é que de fato nós somos a última porta pra quem se abre pra quem nos procura. É atender com generosidade, é ter paciência. É ter uma escuta ativa, porque quem chega até nós, chega ferido, chega depois de tantos nãos que recebeu, em todos lugares que buscou. E somente a Defensoria Pública abre essas portas, pois nossa razão de existir são essas pessoas vulneráveis que nos procuram”, afirmou.

Após realizar uma homenagem às vítimas da Covid no Brasil, o Corregedor-Geral da DPE-RO frisou a responsabilidade que os novos defensores públicos passam a assumir a partir de agora. “Essa missão é de muita responsabilidade. A defensoria Pública brasileira precisa da dedicação de todas e todos você para que continuemos não só crescendo, mas para que resistamos à decadência da Defensoria Pública, porque muitas vezes o acesso à justiça do pobre, muitas vezes a defesa do pobre, em juízo e fora dele, não interessa pra grande parte da população brasileira. Nós somos aquelas e aqueles que olham para quem ninguém olha e nós incomodamos quando fazemos isso. Não entendem porque defendemos tanto o interesse e a justiça social. Então vocês entram na instituição com uma responsabilidade social e com uma responsabilidade profissional de manter a instituição em seu crescimento”, concluiu.

Por fim, o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, concluiu as solenidades de posse com sua fala. “Vocês nas suas Comarcas poderão ser agentes de transformação social. Encontrarão o espirito do defensor público pioneiro que construiu nosso barco, um defensor público esperançoso, um defensor aguerrido, um defensor destemido. E essas qualidades que nós aprendemos com os mais antigos nos dão condições para enfrentar todos os desafios que virão. É certo que virão desafios, nem em mares calmos iremos navegar. Mas quando chegar os momentos difíceis que virão, eu peço que vocês lembrem de todos os caminhos até chegar aqui. Lembrem dos seus familiares, das renúncias que tiveram, das dificuldades. E vocês terão todos os elementos necessários para continuar em frente, sem desanimar”, frisou.

Durante a cerimônia da tarde, a nova defensora Ada Alves dos Reis Mendes também agradeceu a seus familiares por todo apoio, durante sua trajetória, emocionando a todas e a todos presentes.


Compartilhar

Skip to content