Pular para conteúdo principal

Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, é homenageado com título de Cidadão Honorífico do estado pela Assembleia Legislativa de Rondônia

Publicado em:

Nesta quarta-feira, 22, o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, recebeu, em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RO), o Título de Cidadão Honorífico de Rondônia. A propositura, de autoria do deputado Laerte Gomes, teve como objetivo prestar reconhecimento da trajetória do defensor público pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia, e pela sua atuação como Defensor Público-Geral do estado, cargo que ocupa desde julho de 2019.

Logo no início da solenidade, foi composta a mesa de honra, presidida pelo Deputado Estadual Laerte Gomes, e pelos homenageados da sessão: Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, Juiz Adolfo Teodoro Neto (titular da 4ª Vara de Famíla) e Expedito Gonçalves Ferreira Júnior. O desembargador Walter Waltenberg (in memorian) também foi um dos homenageados da solenidade, com posterior envio do título de Cidadão Honorífico a sua família.

Além dos homenageados, compuseram também a mesa de autoridades: a Presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Rondônia (Adepro), defensora pública Débora Machado Aragão; o Desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Jorge Leal; e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Raí Ferreira.

A Presidenta da Adepro, Débora Machado Aragão, iniciou o ciclo de falas, realizando uma homenagem ao Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich. “Hoje sem dúvidas é um dia muito importante para o nosso Estado de Rondônia, e principalmente para nossa Defensoria Pública, que enquanto instituição essencial ao sistema de Justiça, tendo como principal função levar a dignidade à parcela mais vulnerável da nossa população, pôde ser ainda mais fortalecida e engrandecida sob a gestão do nosso querido Defensor Público-Geral, Dr. Hans Lucas, hoje homenageado por essa casa do povo, o qual deu continuidade à gestão brilhante do nosso ex-Defensor Público-Geral, e atual Corregedor-geral, Dr. Marcus Edson de Lima, que também recebeu o título de Cidadão Honorífico Rondoniense”, ressaltou a defensora pública.

Débora Machado também ressaltou os feitos realizados pelo Defensor Público-Geral. “A justiça dessa homenagem pode ser traduzida pelos incontáveis feitos do nosso Defensor Público-Geral, juntamente com toda a equipe da Administração Superior, à frente da nossa Defensoria Pública desde o início da sua gestão em julho de 2019. A exemplo da mudança da nossa sede de Porto Velho para um local maior que acomoda melhor nossas e nossos assistidos atendidos diariamente. Também posso mencionar como um fortalecimento à nossa Defensoria, o novo contrato de internet que viabilizou o atendimento principalmente nesse período pandêmico, a realização do 2º Concurso para Servidoras e Servidores da Defensoria Pública, a assinatura do Termo de Ajustamento de Gestão em parceria com os demais poderes, para viabilizar a nomeação de mais defensoras e defensores, a construção de novas sedes no interior como Guajará-Mirim, a recomposição salarial de servidoras e servidores, dentro tantas outras ações”, ressaltou.

Após a fala, da defensora pública Débora Machado Aragão, seguiu-se a ordem das falas dos demais convidados e a entrega dos Títulos Honoríficos aos mais novos cidadãos rondonienses. O Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, acompanhado de seu filho, recebeu o título das mãos do Deputado Estadual Laerte Gomes. Ao final da entrega das homenagens, Hans Lucas Immich fez o uso da palavra.

“Hoje é um dos dias mais honrosos da minha vida, ser reconhecido como cidadão rondoniense. Devo tudo a esse estado. Eu sou oriundo do primeiro concurso para ingresso na Defensoria Pública de 2009, tomei posse com mais quatro valorosos colegas. Fica aqui também minha gratidão aos defensores pioneiros. Embora seja do primeiro curso, antes disso várias pessoas já trabalhavam na Defensoria Pública, introduziram a Defensoria Pública no Estado e a criaram, que são os defensores públicos pioneiros. Enfim, aprovado em dezembro de 2009, eu fui lotado em janeiro de 2010 em Guajará-Mirim, muito bem recebido pela equipe da Defensoria Pública, onde eu fiz a minha primeira audiência judicial como defensor público, na vara criminal, presidida pela juíza Juliana Brandão, que muito me honra com a presença hoje. Também em Guajará estava o Promotor Dandy de Jesus Leite Borges, na época Promotor de Justiça em Guajará, hoje Secretário-Geral do Ministério Público do Estado. Foi um período de 10 meses em Guajará-Mirim, onde muito aprendi. Após esse período, fui lotado em Porto Velho, em outubro de 2010, para coordenar a execução penal, onde fui fazer audiência com o juiz Sérgio Willian, a quem também agradeço a presença no dia de hoje”, ressaltou o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.

Hans Lucas Immich continuou o seu discurso ressaltando sua trajetória na Defensoria Pública. “Foram cinco anos de execução penal, junto também à Dra. Andreia, Promotora de Justiça, que aqui também se encontra. Saindo da execução penal, fui convidado, em 2015, para assumir a Corregedoria-Auxiliar da Defensoria Pública de Rondônia, onde permaneci até 2017, e de 2017 a 2019 assumi a Subdefensoria Pública-Geral, ambos os convites feitos Defensor Público Marcus Edson de Lima, aqui presente, na época Defensor Público-Geral do Estado de Rondônia. Pude aprender muito com ele, foi um grande professor e incentivador. Em 2019, concorri a Defensor Público-Geral, fui eleito e reeleito em 2021, cargo que ocupo até hoje”.

“As conquistas que a Defensora Pública Débora Machado Aragão comentou, eu divido com toda a equipe. Tudo foi muito difícil, foi muito lutado, foi muito batalhado coletivamente. Todo mundo fez tudo coletivo, não existe conquista pessoal. A Defensoria vem crescendo graças a esse engajamento de todos os colegas. Vale a pena investir em Defensoria. A Defensoria está em todo o Estado. Atendendo toda a população, durante a pandemia ela atendeu 400 mil pessoas, graças aos esforços da Defensoria Pública. Enfim, hoje só tenho agradecer a toda equipe. Muito obrigado, estou emocionado. Todas as pessoas que estão aqui fazem parte da minha vida, minha vida em Rondônia não existe sem vocês. Vai ser um honra ser um cidadão rondoniense!”, finalizou o Defensor Público-Geral.


Compartilhar

Skip to content