Pular para conteúdo principal

Educação: Defensoria Pública do Estado de Rondônia participa de 1ª Reunião presencial do GAEPE-RO

Publicado em:

Na últimas quinta e sexta-feira, 18 e 19, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia esteve presente nos dois dias que marcaram a realização da 1ª Reunião Presencial do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-RO), que aconteceu na sede da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Rondônia (ESCon/TCE-RO), em Porto Velho.

O Subdefensor Público-Geral, Diego de Azevedo Simão, participou do segundo dia da reunião do Gaepe-RO, integrando a solenidade de assinatura da Carta-Compromisso pela Educação Rondoniense, com a participação de representantes dos órgãos que integram o Gaepe-RO, candidatos ao governo do Estado de Rondônia, e de secretários municipais de educação.

A Carta do evento traz em seu conteúdo as dificuldades enfrentadas pela educação no Estado de Rondônia, e como elas foram acentuadas a partir da pandemia de covid-19, apresentando números e indicadores que corroboram essa situação. O Subdefensor Diego Simão assinou o termo representanto o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich. A defensora pública Kesia Gonçalves Abrantes Neiva assinou a carta como representante de Defensoria Pública no Gaepe-RO.

Além do Subdefensor Público-Geral, Diego Azevedo Simão, e da defensora pública Kesia Gonçalves Abrantes Neiva, também participou do evento o defensor público Sérgio Muniz Neves.

“O Gaepe foi criado no período pandêmico e é a primeira vez que nos reunimos presencialmente”, explica Diego Simão. “Esse encontro é importantíssimo não apenas para interagirmos pessoalmente e para assistirmos as palestras apresentadas durante o evento, mas também para decidirmos conjuntamente nossas próximas ações”, explica Diego Simão.

Gaepe-RO

O Gaepe-RO foi criado em 2020 para ser uma ferramenta de governança fundamental que reúne os gestores dos principais órgãos, com o objetivo de estipular medidas para assegurar o retorno seguro às aulas presenciais e o início do processo de recuperação do aprendizado no período pós-pandêmico.

Participam do Gaepe a DPE-RO, O Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público de Contas, o Ministério Público do Estado, o Tribunal de Justiça, e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa.


Compartilhar

Skip to content