Pular para conteúdo principal

Defensoria se reúne com comitê Estadual de Saúde e instituições para tratar sobre o aumento de casos de MonkeyPox (varíola dos macacos)

Publicado em:

Na tarde de quinta-feira, dia 15 de setembro, às 15 horas, ocorreu na sede da Justiça Federal, em Rondônia, uma reunião com os representantes de diversos órgãos de importância e representatividade do estado para tratar sobre o aumento do número de casos de Monkey Pox, o vírus causador da varíola do macaco. Medidas e formas eficazes da rede privada informar aos órgãos de controle e monitoramento de vigilância em saúde pública foram a pauta em debate.

De maneira híbrida (presencial e remota), na reunião esteve presente representando a Defensoria Pública do Estado de Rondônia o  Defensor Público Sérgio Muniz Neves, e seguindo os demais órgãos com seus respectivos representantes, Tribunal de Justiça de Rondônia, Tribunal de Contas do Estado, Ordem dos  Advogados de Rondônia, Justiça Federal, Secretaria de Estado da Saúde representada pelo seu secretário, Secretaria Municipal de saúde representada pela sua secretária, Agência Estadual de Vigilância  Sanitária, Laboratório Central de Saúde Pública e os representantes da saúde privada UNIMED.

A reunião do Comitê Estadual de Saúde se fez necessária para ajustes diante do aumento do número de casos de Monkey Pox, a preocupação do comitê é que com o aumento dos casos possamos estar diante de uma nova pandemia. De acordo com o Defensor Público Sergio Muniz Neves: “Trata-se de tema caro à sociedade rondoniense, visto que podemos estar diante de mais uma nova pandemia. É necessária e relevante esse tipo de reunião, para que os órgãos e poderes se unam e combinem esforços em prol da sociedade rondoniense”.


Compartilhar

Skip to content