Pular para conteúdo principal

Ariquemes: Defensoria Pública de Rondônia participa de 2ª edição do evento “Pontes Pela Educação”, com os temas Busca Ativa Escolar e Governança em Redes

Publicado em:

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia participou, nesta quarta, 5, e quinta-feira, 6, da 2ª edição do evento Pontes pela Educação: Busca Ativa Escolar e Governança em Redes, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado juntamente ao Ministério Público Estadual, com apoio do Ministério Público de Contas, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-RO), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Representando a Defensoria Pública no evento, estava a defensora pública Kesia Gonçalves de Abrantes Neiva, responsável por uma das palestrar do primeiro dia de evento, com o tema Projeto “Busca Ativa em Parceria com a Defensoria”: do piloto em São Miguel do Guaporé às demais comarcas do Estado.

O evento ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Heitor Villa Lobos, na cidade de Ariquemes, local onde se discutem estratégias interinstitucionais e intersetoriais de fortalecimento local do combate à evasão, ao abandono e à exclusão escolar.

O principal objetivo do evento é promover a efetiva implantação da Busca Ativa Escolar, projeto de autoria do Unicef, no âmbito do Estado de Rondônia, por meio de uma articulação interfederativa e interinstitucional, a partir de eventos regionais voltados à mobilização e ao engajamento político, técnico e social sobre o tema. Para tanto, o evento foi direcionado a atores políticos, técnicos, jurídicos e sociais dos municípios de Ariquemes, Monte Negro, Alto Paraíso e Rio Crespo, responsáveis e/ou interessados diretamente na matéria.

“A Defensoria, que tem um projeto institucional que envolve o Busca Ativa Escolar (BAE), também participou do evento, numa demonstração de colaboração com as atividades desenvolvidas e que são afinadas com as funções institucionais da instituição”, explica a defensora pública Kesia Abrantes.

A mesa de abertura do evento contou com a presença da defensora pública Kesia Abrantres; do Presidente do TCE, Conselheiro Paulo Curi Neto; do Presidente do Ministério Público de Contas, Adilson Moreira de Medeiros; do representante do UNICEF para a educação, Mateus Rangel, um dos responsáveis pela capacitação de servidores públicos de Ariquemes e municípios da Região; do professor e Coordenador Operacional Estadual da Busca Ativa Escolar, Kary Falcão, representante da Seduc; do Vice-Presidente de Ariquemes, Aner Gabriel; da Promotora de Justiça e Coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Infância, Tânia Garcia Santiago.

Projeto em expansão

Como ressaltado pela defensora pública Kesia Abrantes a Defensoria Pública desenvolve o projeto Busca Ativa em parceria com a Defensoria, desde abril deste ano, com o principal objetivo de principais objetivos estimular a (re)matrícula de crianças e adolescentes em idade obrigatória escolar (de 4 a 17 anos), e apoiar as gestões públicas estadual e municipais rondonienses no enfrentamento da evasão, do abandono e da exclusão escolar.

“Atualmente, estamos expandindo o projeto”, explica Kesia de Abrantes. “Após a implementação do projeto piloto no município de São Miguel do Guaporé, agora estamos iniciando a expansão do projeto para o Núcleo da DPE-RO em Ariquemes, onde já realizamos uma reunião com os assessores, que serão cadastrados como agente comunitários na plataforma do Busca Ativa Escolar”, conclui.


Compartilhar

Skip to content