Pular para conteúdo principal

Innovare: Consultora realiza visita técnica a defensor público Fábio Roberto sobre projeto de educação em direitos na TV e Rádio

Publicado em:

No último mês de julho deste ano, a consultora jurídica Rosana Silva, do Instituto Innovare, esteve em Porto Velho, realizando uma visita técnica para conhecer os projetos “Quadro Seus Direitos (TV)” e “Coluna Conexão Seus Direitos (rádio)”, inscritos pelo defensor público Fábio Roberto de Oliveira no 19º Prêmio Innovare (2022).

Os projetos, realizados em parceria com a Rede Amazônica de Televisão e com a Rádio CBN Amazônia (afiliadas da Rede Globo), foram inscritos e concorrem ao prêmio Innovare dentro dos seguintes temas: Educação em Direito e o Papel do Defensor Público Comunicador nos Meios de Comunicação em Massa.

Como relata o defensor público, desde novembro de 2021, quando começo a entabular e mensurar os dados, a junho de 2022, foram realizadas mais de 300 (trezentas) ações de educação em direitos, incluídas em meios de divulgação de massa; mais de 500 (quinhentas) participações em grandes mídias (rádio/tv/internet) com o tema direitos humanos; e mais de 400 (quatrocentas) perguntas encaminhadas/respondidas por meio do aplicativo whatsapp da produção do programa Jornal Rondônia 1ª Edição, no qual o defensor público apresenta o quadro “Seus Direitos”.

“O Quadro Seus Direitos vem desenvolvendo uma atribuição importante de defensor público que é a divulgação e conscientização dos direitos, transmitindo conhecimento jurídico ao cidadão rondoniense, com uma linguagem simples, além de divulgar o trabalho desenvolvido pela Defensoria e por todas as defensoras e defensores públicos. É um experiência importante para o exercício das atribuições de defensor público, professor, cidadão e também para as atribuições de defensor dos direitos fundamentais e dos direitos humanos de todos”, ressalta o defensor público Fábio Roberto.

Participação na TV

Desde março de 2018, o defensor público Fábio Roberto participa do Quadro Seus Direitos que é exibido no Jornal de Rondônia 1ª Edição, na Rede Amazônica/Rondônia. O Gerente de Jornalismo do canal, Benedito Teles, contou um pouco como se deu essa parceria.

 “O primeiro contato com o defensor público Fábio Roberto ocorreu no ambiente acadêmico. O talento, a facilidade em comunicar e o integração do ofício de defensor público e professor de graduação o credenciaram o desafio. Depois de algumas conversas, formalizamos o convite e começamos o projeto”, explica Benedito.

Segundo ele o Quadro seus Direitos é de grande importância para a sociedade. “O quadro aproxima as pessoas do seus Direitos e tem a pretensão de facilitar a compreensão das pessoas sobre os ritos, instituições e processos do mundo jurídico. Acredito que o Fábio junto com a equipe de Jornalismo conseguem transformar informações jurídicas densas em um conteúdo mais concreto e que pode ser compreendido por toda a comunidade”.

Relacionamento com o público

Como ressalta o defensor público Fábio Roberto, um dos fatores de destaque do “Quadro Seus Direitos” é a alta receptividade e interação do público. “Existe um reconhecimento por parte dos espectadores do quadro muito significativo”, explica o defensor público.

Um desses espectadores, por exemplo, Raimundo Nonato da Silva, morador de Porto Velho e que trabalha com reciclagem, conta como o “Quadro Seus Direitos” o influenciou a procurar a Defensoria Pública do Estado de Rondônia para a resolução de seu litígio. “Eu assisto o canal de tv todos os dias”, ressalta Raimundo. “Na hora que o Quadro Seus Direitos começa, eu já estou lá assistindo”, explica.

Segundo Raimundo, a procura pela Defensoria, veio depois de um tempo assistindo ao quadro. “Eu sempre ouvia o defensor público Fábio Roberto falar, e um dia pensei, é na Defensoria que vou conseguir todas as informações que preciso”. Atualmente, Raimundo é assistido da Defensoria Pública.

Confira abaixo o quadro de participações do Defensor Público em ações de divulgação em massa:


Compartilhar

Skip to content