Pular para conteúdo principal

Defensoria Pública empossa três novas defensoras públicas aprovadas no 4º Concurso de Membras e Membros da instituição

Publicado em:

Nesta quarta-feira, 16, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia empossou três novas defensoras públicas aprovadas no 4º Concurso Público para provimento de Cargo de Defensora e Defensor Público substituto da instituição. Caroline Lagos de Castro, Luana Geórgia Lopes Costa e Mariana Gurgel Medeiros foram empossadas pelo Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.

A solenidade ocorreu de maneira semipresencial no auditório do prédio-Sede da Defensoria Pública e contou com a presença física e virtual de membras e membros do Conselho Superior da Defensoria Pública, demais defensores(as) e servidores(as) da instituição, autoridades convidadas, familiares, amigas e amigos. A empossanda Mariana Gurgel Medeiros não esteve presente fisicamente na solenidade de posse devido ao nascimento de seu filho, e foi representada por procuração pela empossanda Caroline Lagos de Castro.

Mesa de autoridades

Logo de início foi formada a mesa de autoridades composta pelo Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich; o Vice-Governador do Estado de Rondônia José Jodan, representando o Governador do Estado Marcos Rocha, o Deputado Estadual Williames Pimentel, representando a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia; o Subprocurador de Justiça Jurídico, Eriberto Gomes Barroso, representando o Ministério Público do Estado de Rondônia, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Marcio Melo Nogueira; o Subdefensor Público-Geral, Diego de Azevedo Simão; o Corregedor-Geral, Marcus Edson de Lima; e a Presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Rondônia (Adepro), Débora Machado Aragão.  

Após a formação da mesa, todas e todos presentes foram convidadas e convidados a ficarem de pé para a execução do Hino Nacional Brasileiro. Logo após, o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, declarou aberta a solenidade.

Juramento e assinatura do Termo de Posse

Na sequência da solenidade, as empossandas foram convidadas a realizar o Juramento de Posse e logo após foram confirmadas pelo Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, como empossadas. Em seguida, assinaram o Termo de Posse como Defensoras Públicas do Estado de Rondônia.

Discurso de Posse

Luana Geórgia Lopes Costa realizou o discurso de posse em nome das demais empossadas. “Assumimos aqui, a responsabilidade de bem desempenhar as atribuições institucionais, velando pela ética e moralidade, buscando sempre agir com eficiência em todas as atividades, de modo a bem servir à população hipossuficiente e em situação de vulnerabilidade do Estado de Rondônia”, declarou em um trecho de seu discurso.

Adiante, a nova defensora pública concluiu, sendo aplaudida por todas e todos presentes: “É uma grande honra pertencer aos quadros de uma instituição formada por profissionais respeitados e engajados na luta pela proteção à diversidade e pela defesa dos excluídos sociais. Uma Defensoria Pública forte é a garantia da dignidade respeitada! Que Deus nos ilumine e proteja, para que sempre encontremos força para vencer com dignidade as dificuldades que esta carreira nos apresentará”.

Fala do Defensor Público-Geral

Para finalizar a solenidade o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, saudou a todas e a todos presentes, cumprimentou as autoridades, parabenizou as novas defensoras públicas e realizou o seu discurso final.

“Continuar com as posses do 4º Concurso para Membras e Membros da instituição era uma das metas da gestão. As posses começaram em 2018, na gestão do então à época, Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, e continuaram até o dia de hoje, após dezenas de nomeações, com o compromisso de esgotar a lista de nomeados”, enfatizou o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.

“E nesta instituição que vocês chegam. Instituição que vem crescendo e que dialoga com todos os poderes, instituições e com a sociedade. Hoje é um ponto de partida, uma virada de página, vocês começam uma linda missão em Rondônia. Vocês tem um dever funcional de lutar por um mundo melhor, com mais paz, com mais democracia, com mais justiça social, com mais cidadania. Vocês se tornarão agentes de transformação social com o dever de mudar sua cidade, seu bairro, a sua comunidade. Aproveitem esse tempo de Rondônia, sejam felizes, trabalhem e nunca se esqueçam do tempo que agora joga a favor de vocês. Sejam bem-vindas”, finalizou o Defensor Público-Geral.


Compartilhar

Skip to content