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Defensoria Pública de Rondônia inicia treinamento com Gestores de Processos Administrativos sobre o Sistema Integrado de Apoio à Gestão (SIAG)

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Nesta terça-feira, 23 de maio, as pessoas servidoras que são gestores de contratos administrativos na Defensoria Pública do Estado de Rondônia puderam ter o primeiro contato com o Sistema Integrado de Apoio à Gestão (SIAG), uma ferramenta, criada pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação da instituição, para auxiliar e facilitar o trabalho de gestão de contratos.

O treinamento, convocado pela Diretoria Administrativa da instituição, foi realizado no auditório do prédio-sede da Defensoria Pública e contou com a participação massiva de servidoras e servidoras da instituição. A Diretora Administrativa, Rosilene Brandão, coordenou o dia de treinamento, realizando a fala de abertura do evento.

“O sistema permitirá mais agilidade e transparência na administração de nossos recursos, contribuindo significativamente para o sucesso na gestão processual, contratual, orçamentária, financeira e de controle da instituição. Estamos comprometidos em aprimorar nosso projeto e não poderíamos estar mais satisfeitos com essa iniciativa”, ressaltou Rosilene Brandão.

A Diretora Administrativa também ressalta que o novo sistema, além de fornecer a todos os agentes administrativos da instituição, uma plataforma para gestão de contratos e/ou objetos similares (ex.: ata de registro de preço, convênios), vai aglutinar em um só lugar informações referentes à execução orçamentária e financeira da Defensoria Pública. “Desta feita, a partir das informações alimentadas na plataforma será possível a promoção de um B.I (business intelligence) visando subsidiar a tomada de decisões dos gestores, bem como da Administração Superior”, explica.

O Analista Programador, Patrick Muniz, idealizador do SIAG, foi o responsável por explicar passo a passo o funcionamento da ferramenta, dando dicas de como utilizar o programa para as mais variadas situações que envolvem a gestão de contratos.

“O SIAG foi uma ferramenta que idealizamos para auxiliar na gestão de contratos, porque percebemos que diversas etapas processuais exigem uma análise mais aprofundada, necessitando de dados, que podem ser compartilhados entre os setores da Defensoria Pública. Dessa maneira criamos e estamos desenvolvendo essa plataforma que também funcionará como um banco de dados”, explicou o servidor durante sua explanação.

Inovação

O Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, pontua que a Defensoria Pública de Rondônia tornou-se uma referência nacional em criação e desenvolvimento de sistemas informatizados. “Além de atuarmos, para o desenvolvimento de outros sistemas criados por terceiros, como o Solar – fomos a primeira Defensoria Pública a peticionar diretamente no Processo Judicial Eletrônico (PJE), utilizando o Sistema Solar – também demonstramos com o SIAG, que nossa Diretoria de Tecnologia de Informação está preparada para criar e desenvolver os próprios sistemas. A meta é posteriormente compartilhamos também com outras Defensorias, os sistemas e programas desenvolvidos por nossas equipes”, finalizou.


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