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Defensoria Pública de Rondônia continua atuando durante recesso jurídico e chega a mais de 3 mil atendimentos nesse período

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O recesso é jurídico, mas a atuação da Defensoria Pública não para nem durante este período. Sim, desde o dia 20 de dezembro, o Sistema Judiciário brasileiro encontra-se de recesso até o próximo sábado, 6 de janeiro. Entretanto, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia continua atuando em período especial e de plantão durante todo esse período.

Segundo dados do sistema Metabase, que compila o número de atendimentos da DPE-RO, a instituição alcançou a marca de 3157 atendimentos realizados somente no período de recesso jurídico, em todo o Estado.

Desses procedimentos, os que se destacam são os atendimentos na área da Saúde, realizados em sua maioria pelo Núcleo de Assistência à Saúde (NAS), que funciona no prédio-sede da instituição. Ao todo, foram realizados 558 atendimentos desta natureza desde o dia 20 de dezembro.

Segundo o coordenador do NAS, defensor público Sérgio Muniz Neves, a maior parte dos atendimentos faz referência a pedidos de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e na busca de assistidas e assistidos por medicamentos.

Além dos atendimentos de saúde, questões familiares envolvendo ações de alimentos e guarda de crianças e de adolescentes, e questões de execução de pena e ações penais são destaques nesse período, somando 543 atendimentos.

Fora isso, os procedimentos de atendimentos iniciais somaram 1022, sendo que os atendimentos de retorno totalizaram 1998. A maioria dos atendimentos foram realizados presencialmente, 1651, enquanto 1473 atendimentos foram realizados de maneira virtual (whatsapp, chatbot, redes sociais) e por telefone.


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