
Nesta terça-feira (10), a Defensoria Pública marcou presença na inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas da Afya São Lucas, iniciativa que amplia o acesso à justiça, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A estrutura inaugurada oferece atendimento jurídico gratuito em áreas essenciais e reforça a formação prática dos futuros profissionais do Direito. Neste início de funcionamento, o núcleo concentra atendimentos em áreas que refletem as principais demandas sociais do município. Casos relacionados a pensão alimentícia, guarda, divórcio, conflitos de consumo, cobranças indevidas e benefícios previdenciários estão entre os mais recorrentes.
Representando a DPE-RO, o defensor público Eduardo Borges, ressaltou a importância do local para a formação dos estudantes. “A Defensoria Pública tem como missão assegurar o acesso à justiça, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade, e iniciativas como o PNJ fortalecem esse compromisso ao aproximar o conhecimento acadêmico da atuação prática.”

Ele também destacou que a parceria entre a Defensoria Pública e a instituição de ensino fortalece a rede de proteção social e amplia o alcance dos serviços jurídicos à população. Segundo o defensor, a união de esforços entre as instituições contribui não apenas para a formação de profissionais mais preparados e sensíveis às demandas sociais, mas também para a promoção da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Além da Defensoria Pública, a inauguração também contou com a presença de autoridades do Ministério Púbico, OAB-RO, além da presença de acadêmicos e sociedade civil.
