
Em visita institucional à Defensoria Pública, nesta terça-feira, 28, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Rondônia, Inês Moreira da Costa, pôde conhecer as dependências do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), além de ser apresentada às ações e aos projetos desenvolvidos em prol das mulheres em situação de vulnerabilidade, com foco na prevenção e no enfrentamento à violência de gênero, na promoção da autonomia feminina e na garantia de direitos.
Esse foi um dos principais focos da visita da desembargadora, que tem vasta atuação na área da defesa dos direitos das mulheres, ocupando atualmente os cargos de Ouvidora da Mulher do TJRO e de líder da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Inês Moreira também se tornou a primeira juíza promovida ao cargo de desembargadora sob as novas regras de paridade de gênero estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (Resolução nº 525/2023).
“Receber a visita da desembargadora representa o fortalecimento do diálogo institucional e o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na defesa dos direitos das mulheres em nosso estado”, destacou a defensora pública Mayra Carvalho, coordenadora do Nudem.


A magistrada foi recepcionada no gabinete da Defensoria-Geral pela coordenadora, ao lado do defensor público-geral, Victor Hugo. Também participaram do encontro a subdefensora do Interior e Atuação Estratégica, Rithyelle Bissi, e a secretária-geral de Administração e Planejamento, Beatriz de Andrade.

A desembargadora Inês Moreira da Costa ressaltou a importância do encontro. “É uma grande satisfação conhecer de perto o trabalho da Defensoria Pública de Rondônia, especialmente do Nudem, que atua com sensibilidade e compromisso na promoção dos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência de gênero. A integração entre o Judiciário e a Defensoria fortalece a rede de proteção e amplia o acesso à justiça para quem mais precisa. Como Ouvidora da Mulher do TJRO e coordenadora da Mulher em Situação de Violência, reafirmo meu compromisso com essa pauta e coloco-me à disposição para seguirmos fortalecendo essa parceria em prol de uma sociedade mais justa e igualitária”.
“Muito nos honra receber a visita inédita de uma desembargadora em nossa Instituição. A Defensoria agradece a iniciativa e a abertura para o diálogo, que fortalecem a atuação conjunta entre as instituições e contribuem para o aprimoramento dos serviços prestados às mulheres e a toda a sociedade”, destacou o defensor público-geral, Victor Hugo.
