
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) esteve presente na solenidade em homenagem à Academia de Letras, Ciências e Artes da Amazônia Brasileira, realizada nesta segunda, 29 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO).
O evento reuniu diversas autoridades, que discursaram destacando a importância da Academia para a valorização da cultura, das letras e das artes na região amazônica. Entre os presentes, a Defensora Pública Rithyelle Medeiros representou a DPE-RO e discursou em nome da instituição.

Em sua fala, a defensora afirmou que a Defensoria Pública “se sente honrada em participar desta sessão solene dedicada a essa outorga (…) de medalha de mérito e de votos de louvor à Academia de Letras, Ciências e Artes da Amazônia. Por isso, conceder o Título de Cidadão Honorário é reconhecer que o pertencimento não nasce apenas do local de nascimento, mas, sobretudo, do compromisso com esta terra e com o seu povo.” Para ela, a solenidade representa o reconhecimento de trajetórias que ajudaram a fortalecer a identidade, a cultura e o desenvolvimento de Rondônia, além de um agradecimento da sociedade a quem dedica seu trabalho e sua vocação ao bem comum.
A defensora também destacou o caráter plural da formação do Estado, lembrando que Rondônia foi construída por pessoas de diferentes origens que aqui encontraram a oportunidade de escrever suas histórias.
A participação reforça o compromisso da Defensoria Pública com iniciativas que valorizam a cultura e a identidade amazônica.
Diretoria de Comunicação
