.
Banner
Você está aqui: Home

Estagiária da DPE-RO está classificada para competição de arbitragem internacional na Áustria

E-mail Imprimir

Laís Van Dollmger está contente em representar Rondônia no evento.Você sabe o que é arbitragem internacional? A estagiária do Núcleo de Juizados Especiais da Defensoria Pública de Rondônia, Laís Cristina Von Dollmger Machado, sabe bem do que se trata, e está se preparando para representar Rondônia em uma competição internacional de arbitragem na cidade de Viena, na Áustria (Europa), chamada de Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, ou Vis Moot, em abril deste ano. “Essa é a primeira vez que uma equipe representa a Universidade Federal de Rondônia (Unir) no evento, colocando a Universidade no mesmo patamar que as melhores faculdades do mundo.”, pontua Laís.

“Estamos entre as 11 universidades brasileiras que conseguiram passar pela primeira fase do Vis Moot, e que vão representar o Brasil na competição”, explica.

Como conta a aluna, o torneio acontece desde 1994 e reúne anualmente, cerca de 3 mil estudantes de diversos países e mais de 300 universidades, tornando-se uma das maiores competições universitárias do mundo.

“Estou muito contente em poder participar dessa competição que vai nos permitir aprofundar o conhecimento em áreas pouco exploradas pelos cursos tradicionais do Direito, pois aborda conceitos de arbitragem, Direito internacional privado e práticas de sustentação oral de argumentos”, explica Laís.

“Nós do Núcleo de Juizados Especiais estamos contentes e torcendo pelo sucesso da Laís no evento. Além do mais, é uma experiência enriquecedora tanto para a vida profissional dela, quanto para sua atuação na Defensoria Pública”, comenta o Defensor Público do Núcleo de Juizados Especiais José Alberto de Oliveira Machado.

Laís é estagiária do Núcleo de Juizados Especiais da DPE-RO. Na foto: Defensor Público José Alberto Machado, assessora Thaíse Guilherme; Laís; e Defensor Público Raimundo Cantanhede.Doações

Entretanto, Laís explica que os custos para participar do evento são altos. “Nós temos que arcar com a nossa passagem aérea, com os custos da hospedagem, entre outras coisas. E infelizmente não temos todo esse dinheiro”.

Por isso, o grupo de estudantes está preparando uma rifa para ajudar a pagar as despesas e, assim, conseguir realizar este sonho. “Vamos rifar uma cesta de páscoa no valor de 300 reais. O valor da rifa será de 5 reais”, explica a estagiária. As rifas começam a ser vendidas na quarta-feira, 13. Aquele que se interessar a ajudar o grupo pode entrar em contato pelo número (69) 99925-3396 (Laís), ou mandar uma mensagem (direct) para o instagram (@vismoot_unir) que eles criaram para participar da competição.

Arbitragem Internacional

A arbitragem é um método de resolução de conflitos em que o litígio é decidido por um árbitro privado escolhido pelas partes por uma convenção também privada. Normalmente ela é usada no cenário internacional em conflitos mais específicos, que possuem uma complexidade maior e fomento do sistema econômico. Em uma arbitragem comercial internacional, as partes são dois ou mais países que decidem resolver um litígio utilizando-se deste procedimento, funcionando como uma espécie de justiça privada, mas que pode utilizar jurisdições de Direito comum e Direito civil, além do Direito Internacional Privado, Direito Comercial e Direito Contratual.

Equipe da Unir se prepara para o Vis Moot.

 

Joomlart